7 curiosidades sobre lhamas que você certamente não sabe!

09/12/2018 às 07:002 min de leitura

Já falamos por aqui que as lhamas estão relacionadas à vacina da gripe. Além de serem fofinhas e uma possível solução médica para as vacinas, elas são animais bem incomuns. Por isso, trouxemos uma lista de fatos desconhecidos sobre esses bichinhos. #partiu

1. Lhama de carga

Confundidas com as suas primas, as alpacas, esses animaizinhos cativantes pertencem à família dos camelos. Nativas das regiões montanhosas da América do Sul, na Cordilheira dos Andes, a lhama transporta até 35 quilos de carga. Ela também pode viajar até 33 quilômetros em um único dia. E, se você pensa que o bichinho aceita carregar mais do que pode, está errado! Cheio de atitude, se estiver sobrecarregado, ele pode empacar ou simplesmente deitar no chão. Também pode assobiar, cuspir e chutar até que o peso excessivo seja aliviado. 

2. Sentimental

Já deu para sentir que os bichinhos têm atitude, né?! As lhamas também têm uma forma única de demonstrar aquele famoso "ranço". Para expressar seu descontentamento, elas podem mostrar a língua ou, caso a primeira opção não funcione, cuspir no alvo de seu desgosto. E a cusparada vai longe: pode chegar a impressionantes 5 metros de distância. Na verdade, todos os animais da família dos camelídeos podem ter essa atitude "temperamental". 

3. Melhor amiga do homem

Apesar de serem um pouco emotivos (estão entre os animais mais "irritáveis" na natureza), os bichinho são bastante dóceis e sociáveis. Pelo menos é o que garante Pam Fink, o feliz proprietário de 13 lhamas de estimação que vive na Geórgia, nos EUA. "Lhamas são como cachorros: são suas amigas. Alpacas são mais como ovelhas: não vão brincar com você", garante.

1

4. Incomum

As lhamas produzem sons incomuns quando querem se comunicar. Uma espécie de zumbido leve é vocalizado pelos animais para expressar cansaço, ansiedade ou apenas curiosidade. Os machos, quando querem conquistar uma fêmea, produzem um tipo de gargarejo. Já as fêmeas fazem ruídos de clique.  Esses sons são a forma de identificação entre elas, tanto que as mães "cantarolam" para os filhotes, quando eles ainda são pequenos.

5. Sem choro

Apesar de produzirem essa série de ruídos, as lhamas não são animais que choramingam. Ou melhor, não são muito de reclamar. É preciso checá-las para verificar a existência de ferimentos ou mesmo de doenças. O bichinho, quando saudável, pode viver entre 25 e 29 anos. 

2

6. "Cães" de guarda

Outra similaridade que as lhamas têm com os cachorros é que elas também são ótimas protegendo rebanhos e outros pequenos animais. Por serem sociáveis, acabam adotando o bando como seu e afugentam predadores. Sua inteligência também permite que saibam a diferença entre os animais dóceis e os ameaçadores.

3

7. Terapêuticas

A sociabilidade e a doçura permitem que as lhamas sejam treinadas para trabalhar como animais de terapia em hospitais, escolas e casas de repouso. Até porque afagar uma fofura como essa é algo bastante reconfortante:

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: