Circo usa hologramas para substituir animais vivos em seus espetáculos

Circo usa hologramas para substituir animais vivos em seus espetáculos

Último Vídeo

Quando falamos de circo, logo nos remetemos aos controversos espetáculos com cavalos, elefantes, macacos e leões. Alvo de muitas críticas de quem simpatiza com a defesa dos direitos dos animais, esse tipo de atração já é coisa do passado, principalmente para o Circo Roncalli, da Alemanha, que para não perder a tradicional presença de animais, decidiram trocar os de carne e sangue por hologramas.


(Foto: Reprodução/BoredPanda)

Muitos circos são acusados por ativistas de cometerem espancamento, não oferecer alimentação e manter seus animais em condições insalubres enquanto fazem apresentações para grandes multidões e em horários muito apertados. Oferecendo espetáculos circenses desde 1976, o Circo Roncalli conseguiu aliar tecnologia em seus shows a fim de lutar contra a crueldade animal na indústria e, ainda, deixou as apresentações ainda mais interessantes. 


(Foto: Reprodução/BoredPanda)

Nos shows ainda é possível encontrar presas e caudas, aros de fogo e acrobatas, mas com a diferença de que nenhum dos animais são reais. Todas as imagens holográficas em 3D são criadas por meio de projetores localizados numa arena, medindo 32 m de largura e 5 m de profundidade com visibilidade de 360º para todo o público. 

A empresa responsável pelo projeto, Tag/Traum, em cooperação com a Bluebox e em parceria com a Optoma, instalou onze projetores a laser para oferecer uma experiência holográfica de alta qualidade. “Temos usado os projetores Optoma por seis anos e temos consistentemente uma experiência muito positiva em preço, desempenho e confiabilidade. Precisávamos de um projetor de alto contraste com cores excelentes para o efeito 3D e o contraste de 2.000.000:1 do ZU850 é perfeito para este projeto”, disse o representante da Bluebox, Birger Wunderlich.


(Foto: Reprodução/BoredPanda)

A ideia ousada vem junto dos crescentes debates mundiais sobre os animais que vivem em cativeiro sob condições horríveis. Tanto que no Reino Unido, por exemplo, a legislação atual determina que o governo proíba circos itinerantes de usar animais selvagens a partir de 2020.


(Foto: Reprodução/BoredPanda)

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.