Zoológicos simulam fugas de animais – e os vídeos são bizarros!

02/07/2019 às 05:002 min de leitura

Você alguma vez teve que participar de uma daquelas simulações de incêndio – em que todos do edifício devem se reunir, abandonar o local de forma organizada e se encontrar em pontos de encontro, geralmente situados no estacionamento ou na rua? Pois, caso você não saiba, muitos zoológicos conduzem simulados em que tratam de emergências como a fuga de animais, para que os funcionários saibam como agir nessas eventualidades.

O assunto é bastante sério, mas os vídeos desses testes são simplesmente bizarros e muito divertidos. Afinal, é óbvio que as simulações não envolvem soltar animais de verdade pelo zoológico, já que isso poderia por em risco a vida dos funcionários e dos bichos, mas alguém precisa interpretar o papel dos fujões – e é aí que as coisas se tornam pra lá de divertidas para quem assiste aos simulados. Confira um exemplo:

Atuação realista

O vídeo acima foi registrado durante uma simulação realizada no Parque Zoológico de Tobe, no Japão, em que o pessoal do zoo se baseou em um cenário em que um dos leões escapa após um terremoto. O teste envolveu encenar os protocolos de segurança que devem ser seguidos no caso de fuga de animais, mas, para quem vê de fora, a coisa toda é bastante curiosa. Aliás, você notou a atitude dos felinos de verdade – que assistem ao simulado e não parecem muito impressionados com a atuação do sujeito fantasiado?

Se bem que nós aqui do Mega Curioso achamos que o cara merece um prêmio pela encenação, já que, se você observar, o indivíduo chega a interpretar o comportamento – confuso e assustado – que um leão provavelmente apresentaria em uma situação de fuga e inclusive ataca ferozmente um dos funcionários do zoológico. E depois que ele é atingido pelo tranquilizante, você reparou? O sujeito se empenhou na atuação, né?

Enfim, James Felton, do site IFLScience!, contou que o vídeo do leão viralizou recentemente e vários outros começaram a circular pelas redes sociais, como os que incluímos abaixo e que mostram a fuga de um rinoceronte e de um urso polar:

Vale mencionar que os vídeos acima foram todos capturados durante simulações conduzidas no Japão, onde o pessoal gosta de entrar no clima e usar fantasias nas encenações. A que você pode assistir a seguir mostra alguém vestido de zebra encenar uma fuga, mas o normal é que os funcionários apenas realizam os testes designando quem é o animal fujão – e não se entreguem tão profundamente às encenações. Veja:

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: