Esses são os animais que mais amedrontam os humanos

Esses são os animais que mais amedrontam os humanos

Último Vídeo

Ter medo de animal é uma característica humana completamente normal –e muito inteligente se formos pensar do ponto de vista evolucional. Temer criaturas que muitas vezes podem ser vetores de doenças ou perigosos predadores já foi a diferença entre viver ou morrer no passado. Claro que hoje em dia esse medo não é tão crucial assim para a nossa sobrevivência, mas ainda pulamos de susto ao nos depararmos com uma barata ou uma aranha, por exemplo.

E agora, em um novo estudo publicado pelo Jornal Britânico de Psicologia, pesquisadores descobriram quais animais provocam as reações mais fortes de medo e nojo, identificando assim as fobias mais comuns. Para isso, eles recrutaram 2.000 participantes online em um grupo no Facebook que tiveram que responder o quão nojento ou amedrontador são os 24 animais que normalmente causam medo, além de um animal controle (panda vermelho).

 

A aranha levou o primeiro lugar na escala de medo. Fonte: British Journal of Psychology 

Como podemos ver na imagem acima, a aranha foi considerada o animal mais amedrontador, com um total de 4.39 pontos de 5 na escala do medo e 4.47 pontos na escala do nojo. O segundo posto foi uma víbora venenosa, o que confirma o consenso geral de que cobras e aranhas são animais muito temidos pelos humanos.

Quase 19% dos participantes do estudo expressaram um medo intenso ao serem expostos à foto de uma aranha, o que não chega a ser tão surpreendente assim considerando que a aracnofobia é bem conhecida. E o motivo para tanto medo? Os voluntários que participaram da pesquisa listaram fatores como o corpo peculiar com muitas patas, a onipresença nas casas, a capacidade de “movimento rápido e imprevisível” e a propensão de se esconder em lugares escuros.

E você, de qual animal tem mais medo? Conta para a gente nos comentários!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.