Mas que diabos é o respiratorianismo?

08/07/2019 às 03:302 min de leitura

Nos últimos tempos, “influenciar” pessoas através de redes sociais se tornou uma tendência, mas nem todos aqueles que detêm este poder, sabem usá-lo. Uma influencer foi fortemente criticada por médicos após recomendar a Dieta do Ar, ou Breatharian Diet, para seus 13.000 seguidores. 

Este tipo de regime se baseia na crença de que seres humanos conseguem viver sem ingerir nenhum tipo de alimento. Adeptos afirmam que comida e, às vezes, até água não são necessários à sobrevivência humana. Ao invés de seguir a linha comum de alimentação, quem faz a “dieta do ar” acredita que respirar adequadamente e tomar banhos de sol com regularidade é o suficiente.

Reprodução/G1 Globo

É racional dizer que pessoas que afirmam fazer tal regime por muito tempo estão mentindo ou estão morrendo. Inúmeras tentativas de seguir essa crença já terminaram em morte, como o caso de uma mulher escocesa que acreditava que recusar comida iria limpá-la espiritualmente e renovar suas energias mentais e físicas. 

Um famoso documentário, Eat The Sun, defende esse ponto — apresentado não somente como um regime, mas como um estilo de vida. Hira Ratan, um engenheiro mecânico aposentado de 81 anos, apareceu em algumas cenas dizendo que era capaz de viver de ar e luz. Pouco tempo depois, ele foi flagrado comendo uma refeição enorme em um restaurante de São Francisco, nos Estados Unidos. 

A conhecida instragrammer Audra Bear de Minnesota também apoia este lado da moeda, declarando que adotou o regime há oito meses. No entanto, ao contrário dos outros exemplos, ela ingere alimentos em ocasiões restritas. A jovem declara que a maior parte de sua energia é proveniente dos exercícios de respiração que faz e dos momentos que passa na natureza.

 "Você pode comer, se quiser, para entretenimento ou ambientes sociais, mas saiba que sua energia é proveniente da força vital ao seu redor.", disse ela em uma entrevista à UniLad. "Na maioria dos dias eu apenas bebo chás, sucos de frutas, sucos verdes e água de coco fresco. Eu como de vez em quando, mais por motivos festivos.".

Reprodução/123 Estética

Apesar da ingestão de alimentos líquidos diariamente e sólidos em ocasiões “especiais”, especialistas também condenam esse tipo de regime. Além de ser uma prática perigosa, ainda demonstra um grande desconhecimento de como nosso corpo funciona.

“Existem seis nutrientes básicos que precisamos para viver de forma saudável. Precisamos de água, proteína, gorduras, vitaminas, minerais e carboidratos. Recebemos esses nutrientes dos alimentos que comemos ou bebemos e precisamos deles na medida certa. Privar nossos corpos dessas seis categorias de nutrientes essenciais nos fará desequilibrar física e mentalmente até morrer.”, declarou Joy Stephenson-Laws, fundador da Proactive Health Labs, à Fox News.

E, então, o que achou desta dieta? Compartilhe conosco nos comentários!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: