Restaurante é multado por oferecer cardápio 'especial' a mulheres

07/11/2019 às 05:001 min de leitura

Parece que algumas pessoas ainda não saíram daquele tempo em que as mulheres dependiam do pai ou marido para fazer qualquer coisa. Mesmo que hoje em dia a maioria das mulheres sejam financeiramente independentes dos homens, ainda há aqueles que insistem em não reconhecer isso. 

O dono do restaurante peruano La Rosa Nautica é um deles. Quando casais chegavam para jantar, os garçons entregava um cardápio azul aos homens e outro dourado às mulheres. Até aí, estranho, mas nada demais. O problema acontecia quando as mulheres abriam o menu e viam que estavam faltando os preços dos pratos. A ideia por trás disso era a de que essa seria uma oportunidade de as moças aproveitarem uma saída romântica sem precisar se preocupar com os custos. 

restaurante onde ocorreu o problema
Restaurante onde ocorreu o problema. (Fonte: Facebook)

A atitude desagradou autoridades do país, como Liliana Cerrón, oficial do Instituto Nacional da Defesa da Competição Livre e Proteção da Propriedade Intelectual. Para ela, homens e mulheres devem ter acesso ao mesmo cardápio, pois “essas pequenas coisas podem parecer inofensivas, mas no fim do dia elas são a base de uma construção sexista que reforça as diferenças entre homens e mulheres.” 

Além de uma multa equivalente a US$ 62 mil, cerca de R$ 253 mil, o restaurante de classe alta terá que oferecer o mesmo cardápio a todos, treinar a equipe e fixar cartazes esclarecendo que nenhum tipo de discriminação é tolerado.

Vivendo no passado

Outro restaurante que costumava fazer a mesma coisa era o L’Orangerie, em Los Angeles, que dava a mulheres e homens cardápios brancos e verdes, respectivamente. O estabelecimento foi processado e aboliu a prática em 1980, ou seja, mais de 30 anos se passaram e ainda há quem ache a ideia boa. 

Infelizmente, o machismo das nossas sociedades pode estar escondido até nas coisas pequenas como esta. Tal atitude reforça conceitos de superioridade e discriminação e não deve mais ser aceita nos dias atuais nos quais tanto se luta por igualdade de gênero.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: