'Negro Matapacos': o cachorro ícone dos protestos no Chile

'Negro Matapacos': o cachorro ícone dos protestos no Chile

Último Vídeo

O cachorro Negro Matapacos ficou conhecido em 2010 durante os protestos pela educação em Santiago, no Chile. Ele acompanhava os estudantes desafiando os canhões de água e gás lacrimogênio, e atacando ou latindo furiosamente para os policiais. A imagem de Matapacos em uma bandana vermelha ficou famosa por todo o Chile durante os mais recentes protestos políticos no país e diversos artistas compartilham suas obras com a figura do cachorro.

O cachorro alcança status de herói no Chile

A fama de Negro Matapacos segue em ascensão, alcançando níveis inimagináveis de apelo popular. Uma petição no Change.org já alcança mais de 20 mil assinaturas com o pedido que uma estátua do cachorro substitua a estátua do General Baquedano, comandante chefe do exército chileno na Guerra do Pacífico no fim do século XIX, na praça que leva o nome do militar.

(Fonte: Facebook / Reprodução)

Muitos cartazes levam frases como "Estai presente" ("Está presente") e o tratam como um santo padroeiro dos manifestantes. Matapacos morreu de velhice há cerca de dois anos, mas sua imagem revolucionária permanece viva entre os militantes nas ruas de Santiago.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.