Como fazer máscara de proteção em casa

03/04/2020 às 13:302 min de leitura

Nesta semana, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado recomendando que a população utilize máscaras faciais para sair de casa. Na folha informativa divulgada nesta quinta-feira (02), o órgão reconheceu a eficácia das máscaras caseiras e disponibilizou um guia de como fazê-las. Vale lembrar que a recomendação principal é manter o distanciamento físico e lavar sempre as mãos.

Além do Ministério da Saúde, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também elaborou um manual, que adiciona informações científicas indispensáveis para a confecção. 

Antes de colocar a mão na massa, você deve se atentar ao tipo de tecido que vai utilizar. E quando for cortar seu tecido, tenha em mente as dimensões a seguir:

  1. Tamanho P

  • Pedaço externo - 25 cm (altura) x 23 cm (largura)
  • Pedaço Interna - 15 cm (altura) x 23 cm (largura)
  1. Tamanho G

  • Pedaço externo - 30 cm (altura) x 23 cm (largura)
  • Pedaço Interno - 18 cm (altura) x 23 cm (largura)
a  Globo 

Máscara reutilizável

No manual, a UFSC indica o tricoline ou malha de camiseta com, no mínimo, 65% de algodão em sua composição. Nesse caso, será necessário adicionar um filtro na parte interna: um pedaço de papel toalha que contenha propileno e celulose, como os da marca Scott Duramax. Após o uso, retire o filtro e lave sua máscara com água e sabão ou deixe de molho na água sanitária por 15 minutos.

Como fazer sua máscara de proteção reutilizável

Aqui, a ideia é criar uma estrutura de envelope/bolso, por onde a folha de papel absorvente será inserida. Ela deve ser dobrada de forma que exceda o tamanho deste compartimento para evitar espaços desprotegidos. Após cortar o tecido, costure dois elásticos de 17 cm nas laterais para segurar a máscara atrás das orelhas. Veja o passo a passo a seguir:

A  USFC 

Máscara descartável

Para confeccionar uma máscara de uso único contra o Coronavírus, você deve usar um pedaço de TNT que seja de alta compactação (100 g/m² é o ideal) e 100% propileno. Nesta opção, o uso de filtro é dispensável, uma vez que o próprio tecido cumpre essa função.

Como fazer sua máscara de proteção descartável

Aqui, vamos sugerir duas maneiras de confecção. Você pode seguir o passo a passo acima, dispensando o compartimento para filtro e costurando o TNT em três camadas. Ou você também pode optar por uma versão mais simples, ensinada pela pediatra Ana Escobar neste vídeo. Mas, lembre-se: é indispensável que as instruções sobre a altura da máscara e o tipo de tecido sejam respeitadas.

a  USFC 

Recomendações importantes

  1. As máscaras devem ser utilizadas por duas horas no máximo, por isso é indicado que você tenha mais de uma;

  2. A máscara é de uso individual e, caso seja reutilizável, só o dono deve lavar;

  3. Evite tocar na máscara durante o uso, ajuste-a apenas pelos elásticos;

  4. Nesse sentido, use somente os elásticos para retirá-la e higienize suas mãos antes e depois deste processo.

Como fazer máscara de proteção em casa via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: