Filhote se torna cão-guia (e melhor amigo) de cachorro cego

06/10/2020 às 10:005 min de leitura

Uma amizade incrível é a prova de que cachorros são anjos da guarda para outras espécies além dos humanos. Tao, um golden retriever de 12 anos, precisou remover seus olhos em decorrência de um glaucoma, e encontrou em Oko, um filhote da mesma raça, um amigo e protetor.

De acordo com a tutora britânica Melanie Jackson, desde que o cachorro foi diagnosticado com glaucoma, a doença avançou de forma rápida. Em uma manhã, tudo parecia bem, mas horas depois, ele demonstrou sentir dor e precisou retirar um dos olhos. Meses depois, o mesmo precisou ser feito com o outro globo ocular.

Felizmente, Tao se recuperou tão rápido que demorou apenas três dias para que ele subisse e descesse as escadas sozinho. Ainda assim, ele precisava de uma companhia para brincar.

Já fazia tempo que a tutora queria outro cachorro para brincar com Tao, já que o golden retriever mais velho havia perdido um irmão para o câncer há três anos. Mas com a perda da visão e o treinamento que ele precisou passar para se acostumar à sua nova condição, o plano foi adiado.

Mas logo o filhote Oko, de apenas oito semanas, entrou na vida da família. Os dois se tornaram inseparáveis imediatamente e até dormem juntos. Então, a tutora começou a treinar Tao para ele seguir Oko.

“Tao está sendo treinado para seguir o cheiro de Oko e Oko para ouvir e responder aos meus comandos de ‘pare, espere, vá para a direita, vá para a esquerda'”, contou Melanie ao Bored Panda.

Essa amizade canina está registrada em uma conta do Instagram desde o comecinho e hoje alcança mais de 30 mil seguidores. Além disso, Melanie também decidiu conscientizar os tutores sobre os riscos de glaucoma em cães.

Para isso, ela contou com a ajuda do Kennel Club, uma organização de criadores que, dentre outras atribuições, faz o registro genealógico de cães de raça. Eles identificaram outros golden retrievers com o DNA de Tao para mostrar a propensão que eles tinham à doença.

Enquanto isso, Oko — agora com 17 semanas — está dando o seu melhor para guiar o seu grande amigo. Ele e Tao se divertem em praias, parques ou em qualquer lugar em que possam aproveitar a companhia um do outro.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: