Homens são detidos tentando levar crocodilos em metrô no México

16/10/2020 às 09:002 min de leitura

A movimentada estação de metrô La Raza, uma das principais da Cidade do México, foi palco de uma situação inusitada nessa quarta-feira (14). Em meio aos milhares de passageiros, havia dois homens tentando transportar dois pequenos crocodilos do pântano em caixas de plástico, fechadas apenas por pressão. Os jovens acabaram presos por agentes da Secretaria de Segurança Cidadã (SSC) da capital mexicana

De acordo com o órgão de segurança, os policiais notaram um comportamento estranho dos homens, que ficaram ainda mais nervosos ao manipular as duas caixas transparentes, enquanto eram observados pelos agentes.

Suspeitando se tratar de algo ilegal escondido nas caixas, de aproximadamente 30 centímetros cada, os policiais abordaram os dois jovens. E foi somente durante a revista que eles descobriram o conteúdo dos recipientes: dois répteis que podem chegar a medir até 3 metros de comprimento quando adultos.

(Fonte: Secretaria de Segurança Cidadã/Divulgação)
(Fonte: Secretaria de Segurança Cidadã/Divulgação)

Na hora da abordagem, os rapazes não conseguiram provar a procedência legal dos crocodilos. Dessa forma, eles acabaram detidos e agora serão colocados à disposição da justiça mexicana, enquanto os pequenos animais foram levados às autoridades ambientais da região.

Suspeita de tráfico de animais

Os homens detidos não deram maiores detalhes sobre o motivo de estarem com os répteis, mas a suspeita das autoridades locais é de que se trata de tráfico de animais. Os crocodilos estão entre as espécies mais traficadas no México, junto com araras, tucanos, macacos, tarântulas e jaguatiricas.

Segundo a Comissão Nacional de Áreas Naturais Protegidas (Conanp), os crocodilos do pântano desempenham um importante papel no equilíbrio dos ecossistemas, contribuindo para regular outras populações animais e a ciclagem dos nutrientes.

(Fonte: Secretaria de Segurança Cidadã/Divulgação)
(Fonte: Secretaria de Segurança Cidadã/Divulgação)

Além desta, o país conta com outras duas espécies, crocodilo do rio e jacaré, que também sofrem com a caça ilegal, devido à sua valorizada pele, e ainda enfrentam problemas relacionados à poluição e perda do habitat.

Com relação aos dois jovens presos com os crocodilos no metrô da Cidade do México, eles podem pegar pena de detenção de um a nove anos, se condenados, além de serem multados. Há, ainda, a possibilidade de pena adicional, caso fique comprovada a finalidade comercial do transporte dos animais.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: