3 incríveis heróis de guerra durante o Holocausto

16/11/2020 às 05:002 min de leitura

A Segunda Guerra Mundial, que travou a batalha entre países Aliados e países do Eixo, observou o crescimento do império nazista comandado por Adolf Hitler e matou cerca de 55 milhões de pessoas ao longo dos seus seis longos anos de duração. Entretanto, esses números poderiam ser ainda piores se não fossem alguns heróis improváveis.

Nesse meio tempo, algumas almas bondosas colocaram suas vidas em risco para salvar a vida de judeus do Holocausto e transformaram o rumo da história da Segunda Guerra Mundial. Por isso, nós separamos uma lista com três desses incríveis heróis. Olha só!

1. Oskar Schindler

Fonte: (Universal Pictures/Reprodução)
Fonte: (Universal Pictures/Reprodução)

Retratada no filme A Lista de Schindler (1993), a história do alemão Oskar Schindler é uma das mais famosas sobre pessoas que desafiaram o poderio nazista. Membro do partido de Hitler antes do início da guerra, Schindler utilizou sua posição privilegiada para ajudar judeus durante o Holocausto.

Sua empresa era responsável por abrigar cerca de 1 mil “trabalhadores” judeus, que trabalhavam no local para evitarem serem enviados para os campos de concentração. Com o progresso da guerra e as linhas de frente da batalha se aproximando da Polônia, Schindler criou uma lista de 1,2 mil judeus para ir com ele até Moravia.

Ao fim da guerra, o alemão dedicou toda sua fortuna a garantir a saúde e segurança dos seus empregados. Em 1993, Oskar e sua esposa, Emilie, foram homenageados pelo governo de Israel. 

2. Audrey Hepburn

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay)

Conhecida por ser uma das queridinhas de Hollywood em sua época, a atriz Audrey Hepburn teve um papel verdadeiramente heroico na resistência ao nazismo. Depois de seu tio Otto Ernst Gelder ser executado pelas forças alemãs, Audrey se juntou a Resistência Holandesa, ajudou judeus a se esconderem e dedicou seus salários como bailarina para ajudar essas pessoas.

A atriz, que também trabalhou como enfermeira, chegou a ser rodeada por nazistas e escapou. Depois da guerra, Hepburn foi coroada embaixadora da UNICEF e passou a trabalhar com crianças afetadas pelo conflito.

3. Irena Sendler

(Fonte: Wikimedia Commons)
(Fonte: Wikimedia Commons)

Irena Sendler foi uma assistente social polonesa e enfermeira que lutou contra a ocupação nazista na Polônia pelo subterrâneo de Varsóvia. Durante a guerra, ela ajudou crianças judias a fugirem dos guetos da cidade e providenciou documentos falsos para que elas pudessem viver tranquilamente com outras famílias polonesas não-judias.

Suspeita de participar da Resistência Polonesa, foi presa pelo serviço secreto alemão Gestapo em 1943. Mesmo assim, conseguiu esconder a lista com os nomes e localizações das crianças das forças nazistas. Fugiu de ser executada depois de subornar oficiais alemães e também ganhou reconhecimento do governo israelita em 1965.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: