Bacon: 4 curiosidades que você precisa saber

25/11/2020 às 08:002 min de leitura

Para os apreciadores de carne, uma fatia de bacon pode ser o diferencial entre uma refeição comum e uma verdadeira refeição divina. Durante o século XXI, o alimento ganhou extrema fama na internet, virou sabor até mesmo para pasta de dente e virou ingrediente para os mais variados tipos de cozinha.

Mas nem de longe esses são os fatos mais peculiares sobre a história dessa deliciosidade. Por isso, nós separamos quatro curiosidades sobre o bacon para te surpreender ainda mais. Olha só!

1. Origem do nome

(Fonte: Unsplash)
(Fonte: Unsplash)

O nome “bacon” é derivado da palavra inglesa “bacoun”, que foi criada em referência a parte traseira do porco onde o alimento é extraído. Porém, apesar de muitas pessoas pensarem que essa comida foi criada nos Estados Unidos ou na Inglaterra, sua origem, na verdade, é alemã.

Na Alemanha medieval, os germânicos utilizavam a palavra “bacho” (ou bak, no tradicional) para dar nome ao corte da carne que depois se popularizaria pelo mundo todo.

2. Arma de guerra

(Fonte: Unsplash)
(Fonte: Unsplash)

Em meio à Segunda Guerra Mundial, o governo dos Estados Unidos criou algumas estratégias bem peculiares para aumentar seu poderio bélico. Uma delas acabou sendo o surgimento do “Comitê Americano de Salvação de Gordura”, que pedia às donas de casa para armazenarem a gordura do bacon para a utilização posterior pelo exército norte-americano.

Isso porque 450 gramas de gordura possuem uma proporção grande de glicerina que pode ser revertida para o desenvolvimento de explosivos e, como todos sabem, o bacon é um alimento bastante gorduroso.

3. Ficha nutricional

(Fonte: Pixabay)
(Fonte: Pixabay)

Complementando a informação do número anterior, o bacon não é exatamente um alimento que agrade as dietas formadas por nutricionistas. Apesar de 100 gramas dessa fatia de carne suína não possuir qualquer tipo de açúcar ou fibra alimentar, essa quantia também totaliza 541 kcal, 42 g de gorduras, 110 mg de colesterol e 1717 mg de sódio.

4. Paixão das celebridades

(Fonte: Wikimedia Commons)
(Fonte: Wikimedia Commons)

Se o bacon é uma verdadeira paixão para a maioria das pessoas, esse dado também não seria diferente ao se tratar de celebridades. Catherine Zeta Jones, Gwen Stefani e Gavin Rossdale são apenas alguns dos exemplos de famosos extremamente obcecados pelo alimento.

Em 2010, a cantora Katy Perry chegou a declarar que gostaria de usar um biquíni feito inteiramente da comida para ser fotografada e utilizar como capa de um de seus álbuns.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: