Holandeses transformam antiga torre d'água em duas casas incríveis

09/01/2021 às 08:002 min de leitura

Existem locais que marcam tanto nossa infância que sempre serão lembrados com carinho. Eles podem ser a casa de nossos avós, um antigo local de trabalho de nossos pais, ou, como é o caso dos primos holandeses Sven e Lennart de Jong, uma velha torre de água. Mas os homens levaram esta nostalgia para outro nível, transformando o lugar em um lar tão exuberante para suas famílias que chegou a ser digno de um prêmio.

Os dois cresceram na cidade de Nieuw-Lekkerland, e moravam em uma casa ao lado da construção abandonada desde 1915, que passou a servir como seu local favorito para brincadeiras. Então, quando descobriram em 2011 que ela seria leiloada, não pensaram duas vezes e adquiriram o edifício por 200 mil euros.

Os primos sabiam que o projeto seria trabalhoso, mas a ideia de poder viver com suas futuras famílias ali e o apoio de suas esposas lhes deram forças para seguir em frente e construir suas casas dos sonhos, inclusive eles tiveram que fazer muita coisa do zero, como a fiação elétrica e o encanamento.

(Fonte: Facebook - Ruud Visser/Reprodução)
(Fonte: Facebook – Ruud Visser/Reprodução)

Atualmente, o interior da torre está completamente atualizado, com um design que mistura elementos industriais com toques rurais e vintages, com grandes janelas que permitem a entrada de muita luz e ainda garantem uma vista fenomenal da cidade.

Os lares de Sven e Lennart ocupam três dos andares originais da construção, que foram convertidos em cinco menores e divididos da seguinte forma: dois para cada família e o térreo foi transformado em um jardim para todos.

O mais legal é que ainda há muito espaço para expansões, com a própria caixa d’água podendo ser convertida em outra casa, e o telhado, que os dois já têm planos para reformar em um terraço.

Mesmo assim, o trabalho ficou tão legal que é considerado duas das melhores casas da Holanda e ganhou até o Prêmio Torre de Água 2020, uma distinção dada para as melhores conversões de construções históricas deste tipo.

“É particularmente revigorante ver que uma reutilização inspiradora pode ser realizada de maneira econômica. O lema dos arquitetos durante o processo foi: não transforme uma torre de água em uma casa, mas viva em uma torre de água. E essa é exatamente a força desta remodelação!”, escreveu o júri da premiação.

E aí, vocês gostariam de viver em um lugar assim? Contem para nós na seção de comentários!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: