Seja o primeiro a compartilhar

Novo tênis da Nike pode ser calçado sem ajuda das mãos

Em 2016, a Nike realizou o sonho de gerações ao lançar um par de tênis que se amarram sozinhos e se ajustam ao tamanho do pé do usuário — um mecanismo muito parecido com aquele consagrado por Marty McFly em “De Volta para o Futuro 2”.

O sonho evoluiu para modelos ainda mais avançados e, cinco anos depois, a mesma fabricante apresentou outra revolução na forma com que você põe o calçado. Desta vez, entretanto, você nem precisa usar as mãos.

Esse é o principal recurso do Nike GO FlyEase, novo modelo apresentado pela marca. A partir de um novo tecido e mecanismo que liga o calcanhar ao resto do calçado, você consegue por e remover o tênis sem esforço algum dos braços.

O modelo foi apresentado em três modelos. Um deles é mais discreto com uma combinação clara de cores, enquanto os outros dois apostam em tons mais escuros.

Os modelos em cores escuras.
Os modelos em cores escuras.

As vendas começam em fevereiro para consumidores selecionados do programa Nike Members, enquanto consumidores tradicionais poderão adquirir o FlyEase apenas no final deste ano. Ele deve custar US$ 120 — aproximadamente R$ 650 em conversão direta de moeda.

O segredo

Segundo um vídeo lançado pela empresa, foram muitos os desenhos feitos pela equipe até chegar no design do GO FlyEase. A maior dúvida era como criar o mecanismo de dobra sem comprometer a qualidade da peça ou fazer com que ela se desgaste com o tempo.

A Nike percebeu que o movimento mais tradicional de quem já não usava as mãos para tirar o tênis era pisar na traseira de um dos lados com o outro pé e forçar a retirada da perna — sendo que o contrário também acontece na hora de colocá-lo, com os dedos sendo apertados até caberem direito.

O segredo foi criar um calçado voltado para esse comportamento, com duas partes quase totalmente separadas entre si. A extremidade traseira pode ser dobrada para os lados e para trás sem estragar o tecido, graças a um elástico de borracha posicionado na horizontal.

O mecanismo de dobra que é o segredo do calçado.
O mecanismo de dobra que é o segredo do calçado.

Depois de muitos protótipos, o time chegou ao GO FlyEase, que tem uma dobradiça flexível que, ao ser fechada, não parece duas metades de um calçado “coladas” por um mecanismo. Além disso, a ponta colorida no calcanhar é o ponto perfeito para ser pressionado e fazer o movimento de torção.

A ação da Nike é vista também como positiva do ponto de vista da acessibilidade, já que não exige movimentos completos dos pés ou dos braços.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.