6 tipos de macarrão e a história por trás deles

26/03/2021 às 03:002 min de leitura

Há algumas histórias sobre como pode ter surgido o macarrão — alguns pesquisadores atribuem essa invenção aos chineses, outros, aos árabes e outros ainda aos próprios romanos. Porém, todo mundo sabe que quando se pensa em massa, logo pensamos em Itália.

Independentemente de onde possa ter surgido essa maravilha, vamos contar a breve história de 6 tipos mais populares:

1. Lasanha

A lasanha é originária da Roma Antiga e, atualmente, utilizamos essa massa larga e achatada para fazer o prato que leva o seu nome: a lasanha. Mas na Grécia e Roma Antigas ela era bem diferente. Há registros de uma receita do século IV em que era preparada com molho de barriga de porco cozida, vinho e peitos de pica-pau (afinal, o tomate é nativo das Américas e só chegou na Itália no século XVI).

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

2. Tortellini

As províncias de Bolonha e Modena reivindicam a invenção do tortellini. Porém, há uma lenda bem bizarra e que busca explicar sua origem. Segundo ela, a receita foi criada em Castelfranco Emilia, uma cidade italiana próxima dessas províncias. 

Diz a história que, um dia, a deusa Vênus se hospedou em uma pousada e o dono a espiou pelo buraco da fechadura, o que o fez ter um vislumbre do umbigo da divindade. Isso o inspirou a ir para a cozinha e inventar essa massa em formato peculiar. Será?

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

3. Espaguete

Com certeza o espaguete é a massa mais famosa mundialmente e seu nome significa "pequenas cordas". Há rumores de que possa ter surgido na Sicília, pois há registros de receitas feitas com ele por lá no ano de 1100. Porém, foi nos Estados Unidos que alguns imigrantes italianos passaram a fazê-lo com molho à bolonhesa ou com as almôndegas, coisas que são um sacrilégio para os italianos.

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

4. Penne

O penne é um formato de macarrão mais recente em comparação aos outros: surgiu em 1865, criado pelo italiano Giovanni Battista Capurro. Ele fez uma máquina que cortava os tubos de massa em formas angulares. Essa invenção foi patenteada em março desse mesmo ano, tornando possível comprovar a data de criação do penne.

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

5. Cavatappi

Ainda mais recente do que o penne, temos a massa do tipo cavatappi, popularmente conhecida como "macarrão em caracol" aqui no Brasil. Ela foi criada pela marca de macarrão Barilla, em 1960, com o nome de "cellentani" (em homenagem a Adriano Celentano, um ator e humorista italiano). Tempos depois, mudou de nome devido à exclusividade da marca em relação a essa nomenclatura, chegando ao cavatappi.

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

6. Tonnarelli

O tonnarelli é um tipo de massa que até pode lembrar um pouco o espaguete, mas é mais achatado e largo, não tendo o formato cilíndrico. Chamado também de espagueti quadrado ou "alla chitarra", ele é tradicionalmente usado para fazer a clássica receita romana de cacio e pepe (queijo e pimenta). 

A sua região de origem é o Abruzzo, na Itália, onde é normalmente servido com molho de carne. Para o preparo da massa, faz-se uso da "guitarra" (daí o nome "alla chitarra"), um instrumento que permite deixar cordas de massa esticadas para depois cortá-las no seu formato.

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: