Os 4 menores países do mundo

03/04/2021 às 08:002 min de leitura

Oficialmente, existem 193 países ligados à Organização das Nações Unidas (ONU). Enquanto a Rússia, considerado o maior país do mundo, possui uma extensão territorial de mais de 17 milhões de km², outros que fazer parte da organização intergovernamental não desfrutam de tanto espaço assim.

Pensando nisso, hoje nós separamos uma lista com os quatro menores países do mundo e um pouco sobre as suas histórias. Dá uma olhada!

4. Tuvalu

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Com apenas 16 km² de território, Tuvalu aparece em quarto lugar entre os menores países da Terra. Antigamente chamado de Ilhas Ellice, a região é formada por um conjunto de nove ilhas e atóis. Em todo o país, existe apenas um único hospital para atender a população de 11.508 habitantes.

O ponto mais alto das ilhas está localizado a 5 metros de altura. Acredita-se que milênios atrás o país se encontrava muito mais acima do nível do mar do que nos dias atuais, mas sofreu com as mudanças no planeta.

3. Nauru

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Localizada ao leste da Austrália, Nauru é uma ilha com apenas 8 km² de território. Apesar de ser o menor país insular do mundo, a sua população de 12.704 habitantes surpreende em comparação com outras Nações. Entretanto, a região sofre com um grave problema de desemprego.

Apenas 10% dos residentes de Nauru estão empregados, sendo todos eles pelo governo local. Por fim, a grande maioria dos moradores da ilha sofrem com obesidade — 97% dos homens e 93% das mulheres são obesas.

2. Mônaco

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Notória pela sua riqueza exuberante e pelas corridas de Fórmula 1, Mônaco ocupa a segunda colocação entre os menores países do mundo. Fazendo fronteira com o sul da França, sua bandeira é muito semelhante a da Indonésia — a única diferença está na largura entre as faixas vermelhas e brancas.

Para se ter um contraste da região, o Stade Louis II, estádio do AS Monaco, tem capacidade para suportar metade da população de 38.682 habitantes do país que moram nos 2,2 km² de extensão territorial.

1. Vaticano

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Casa do Papa Francisco I e de outras figuras religiosas da Igreja Católica, o Vaticano pode ser chamado de menor país do mundo. Construída dentro de Roma, na Itália, a Cidade-Estado possui apenas 440 mil m² de extensão territorial e tem população ativa de 800 pessoas — sendo que apenas 450 delas de fato têm cidadania.

Uma curiosidade sobre o Vaticano é que os raros bebês que nascem dentro da região herdam a nacionalidade dos pais, visto que a cidadania do Vaticano é concedida apenas àqueles que têm residência fixa local.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: