19 curiosidades fascinantes que você talvez desconheça sobre a Rússia

07/11/2017 às 14:443 min de leitura

1 – As cédulas russas contam com marcações em braile para que os deficientes visuais possam usar o dinheiro com mais facilidade.

2 – O nome da icônica Praça Vermelha, situada em Moscou, não tem nada a ver com a tradicional cor associada ao comunismo. Ele deriva da palavra russa krasnaya, termo que pode ser traduzido como “vermelho” ou “bonito”.

Praça Vermelha, em MoscouPraça Vermelha, em Moscou (Wikimedia Commons/Christophe Meneboeuf)

3 – E falando em Moscou, ela é a maior cidade da Europa, com 13 milhões de habitantes. A título de comparação, Londres, na Inglaterra, é a segunda cidade mais populosa, com 8 milhões de pessoas.

4 – Ainda sobre a capital russa, ela abriga o sistema de metrô mais movimentado da Europa, transportando, em média, mais de 6 milhões de pessoas por dia.

Metrô de MoscouSuas estações também estão entre as mais belas do mundo (Flickr/Andos_pics)

5 – A maior montanha da Europa, o Monte Elbrus, conta com 5.642 metros de altura e se encontra na porção da cordilheira do Cáucaso que fica em território russo.

6 – Os amantes de aventura podem fazer trilhas pelos vulcões que existem na Península de Kamchatka, na região oriental do país, e inclusive visitar o Klyuchevskaya Sopka, o vulcão ativo mais alto da Europa e da Ásia.

Klyuchevskaya SopkaVulcão Klyuchevskaya Sopka (Wikimedia Commons/Tamten at cs.wikipedia)

7 – O Rio Volga — cuja nascente fica no planalto de Valdai, no norte da Rússia, e deságua no mar Cáspio — tem 3.688 quilômetros de extensão e é o rio mais longo da Europa.

8 – Para quem tem dúvidas de que a Rússia é um país gigantesco, seu território cobre nada menos que 11 das 24 zonas horárias — ou fusos — que existem na Terra.

Fusos horários da RússiaPense na imensidão! (Wikimedia Commons/Pagemakeroff)

9 – A Rússia, com sua imensa extensão territorial, também abriga 10% das terras cultiváveis do mundo.

10 – Para você ter uma ideia do tamanho do país, a Rússia se estende da União Europeia (ao oeste de seu território) até quase tocar o Alasca (a leste).

Alasca e RússiaVeja como os dois territórios ficam próximos (Iakovos Alhadeff)

11 – E você sabia que os Estados Unidos compraram o Alasca da Rússia pela módica quantia de US$ 7,2 milhões (por volta de R$ 23,4 milhões) em 1867?

12 – Apesar de o número de habitantes ter caído após a dissolução da União Soviética, o índice de natalidade e a quantidade de imigrantes que se mudaram para a Rússia superam os registrados em países europeus.

Yuri Alekseyevich GagarinYuri Gagarin (Aerospace Guide)

13 – Por falar em União Soviética, ela foi a primeira nação da Terra a enviar um ser humano ao espaço — o cosmonauta Yuri Alekseyevich Gagarin —, assim como o primeiro satélite (Sputnik I) em órbita.

14 – A União Soviética também foi a primeira nação do mundo a pousar uma nave na Lua (a sonda espacial Luna 9, em fevereiro de 1966), uma em Marte (a sonda Marte 3, que aterrissou no Planeta Vermelho em dezembro de 1971) e outra em Vênus — a Venera 9, que chegou ao nosso vizinho em outubro de 1975.

União SoviéticaNostálgicos (ThoughtCo.)

15 – Ainda sobre a União Soviética, uma pesquisa realizada em 2016 apontou que 56% dos russos lamentam a dissolução do bloco.

16 – O Lago Baikal, localizado na Sibéria, é o lago com o maior volume de água do mundo, além de ser o mais profundo, com 1.680 metros, e o mais antigo de que se tem notícia, com 25 milhões de anos. Além disso, ele contém cerca de 20% da água doce (não congelada!) do planeta.

Lago BaikalLago Baikal (Speakzeasy)

17 – Já o Lago Karachay, situado ao sul dos Montes Urais, é o lago mais poluído e radioativo do mundo.

18 – Na Rússia, existe um templo dedicado a todas as religiões que representa uma pacífica combinação de diferentes culturas.

Templo de todas as religiõesTemplo de todas as religiões (Wikimedia Commons/Maarten)

19 – Existe a crença de que a Rússia abriga ao menos 15 cidades secretas — cujos nomes e localização são, evidentemente, desconhecidos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: