Saúde/bem-estar
13/04/2021 às 13:00•2 min de leitura
Em 19 de março de 2020 agentes da Investigação de Segurança Interna de San Diego, em uma operação chamada San Diego Tunnel Task Force, encontraram o maior túnel de contrabando da História. Com 1.330 metros de extensão, o túnel cruzava a fronteira do México com os Estados Unidos, indo até Otay Mesa, uma periferia ao sul de San Diego, que é uma área conhecida por ter um solo fácil para escavação e a presença de muitos armazéns torna o local perfeito para dificultar a detecção.
O que chocou as autoridades norte-americanas não foi a extensão do buraco sob a terra, mas sim a sofisticação que os criminosos transnacionais conseguiram estabelecer em meio às condições úmidas e alagadas a 21 metros da superfície, e em um espaço de 2 metros de largura e 5,5 de altura.
(Fonte: USA Today/Reprodução)
Havia tubos de ventilação, cabos elétricos e sistemas de iluminação e de drenagem para que ninguém se sufocasse lá embaixo. Além disso, trilhos, provavelmente para carregar drogas em carrinhos automatizados para os cartéis, percorriam todo o caminho, e havia até um elevador na saída em Tijuana. Foram encontradas ramificações para algumas outras partes do território americano, além de San Diego, porém sem nenhuma abertura para a superfície.
É provável que os túneis também tenham servido para traficar pessoas para o outro lado da fronteira, visto que eles também são criados com essa finalidade há décadas. A Patrulha da Fronteira Americana não sabe quando o túnel foi construído, porém o comprimento e a complexidade dele deixam claro o quão longe os cartéis estão dispostos a ir e também a gastar para contrabandear com sucesso suas drogas e pessoas para qualquer lado.
(Fonte: The New York Times/Reprodução)
Nenhuma droga foi encontrada ao longo do túnel, tampouco alguma prisão foi feita em relação à descoberta. As autoridades sabem que o túnel deve pertencer a Joaquín Guzmán Loera, conhecido como El Chapo, líder do Cartel do México, que foi condenado à prisão perpétua.
Em 2015, El Chapo fugiu de sua prisão no México através de um túnel que era cerca de 180 metros mais longo do que o encontrado em 2020. A impressionante fuga do criminoso aconteceu por um pequeno buraco no chão do chuveiro da cela dele.
O túnel era equipado com iluminação, ventilação e até com uma moto sobre trilhos para transportar ainda mais rápido o líder da facção. Alguns engenheiros acreditam que a construção levou mais de 1 ano para ficar pronta e custou pelo menos US$ 1 milhão para o crime organizado de El Chapo.
Lance LeNoir, supervisor de operações da Patrulha de Fronteira, ainda fica indignado com a audácia dos criminosos em criar túneis cada vez mais complexos. “Nunca pensamos que eles tivessem coragem de ir tão longe assim”, declarou à Associated Press. “Eles continuam nos surpreendendo”.