Seja o primeiro a compartilhar

Designer espanhol cria técnica de impressão de desenhos em cabelo

O artista catalão Alexis Ferrer sempre foi fã dos tecidos cheios de ilustrações utilizados pela burguesia francesa do século XVIII.

Só que o cabeleireiro por muito tempo não conseguiu traduzir do jeito que gostaria esse estilo para penteados, especialmente porque não havia como exibir nas modelos as elaboradas estampas do vestuário da época.

Ferrer e uma das modelos já com a sua principal criação.Ferrer e uma das modelos já com a sua principal criação.

Com ajuda da tecnologia, Ferrer finalmente foi capaz de transformar o sonho em realidade — e agora virou referência em um setor em crescimento no universo da moda.

Técnica em segredo

O feito de Ferrer foi "imprimir" desenhos inteiros, coloridos e complexos no cabelo de modelos. Ele começou os experimentos ainda em 2012, quando teve a ideia de retratar emoções em penteados, mas não conseguia traduzir sentimentos simplesmente pintando mechas inteiras.

A finalização do penteado antes das fotos.A finalização do penteado antes das fotos.

Ao longo dos anos, ele foi aprimorando a técnica com a ajuda de outros profissionais: em 2017, ao lado do designer Txell Miras, ele foi capaz de realizar impressões mais simples e em preto e branco em apliques, em uma técnica inédita. De acordo com o designer, foram "vários meses" até acertar a definição correta e reproduzir os desenhos desejados.

Depois de outros testes com qualidade de impressão e intensidade de cores, Ferrer chegou ao resultado da coleção La Favorite, apresentada em julho de 2020. Ela traz penteados em um tom claro e ousados em formato, contando com as "estampas" de animais, flores e frutas.

Um dos retratos que destacam a impressão em cabelo.Um dos retratos que destacam a impressão em cabelo.

As fotos viralizaram para além do setor profissional, o que tornou o designer mundialmente famoso e até vencedor de prêmios: ele foi considerado do Cabeleireiro do Ano na Espanha e teve a obra divulgada em capas de revistas do segmento.

Vale notar que a "impressão" não é feita diretamente na modelo, mas sim a partir de apliques feitos de cabelo humano de verdade.

O cabelo em processo de manipulação antes do aplique.O cabelo em processo de manipulação antes do aplique.

Entretanto, Ferrer não divulga qual o segredo da técnica, apenas mencionando que ela é uma combinação de métodos artísticos e tecnológicos, com a ajuda do digital.

No Instagram do artista, é possível ver alguns dos bastidores da preparação das fotos, assim como as produções já finalizadas.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER