Qual é a diferença entre café gelado e cold brew?

18/04/2021 às 11:002 min de leitura

Em dias de calor, quando as temperaturas chegam na casa dos 30 graus, a ideia de tomar um café quente pode parecer nada atrativa. Porém, isso pode ser um problema para os amantes de cafeína ou simplesmente para quem precisa da bebida para dar aquela energia de manhã ou no meio da tarde. A solução é apostar nas versões frias, como o café gelado e o cold brew, mas você sabe a diferença entre os dois?

Mesmos ingredientes, preparos diferentes

Os elementos utilizados em ambos são iguais - água e grãos moídos - mas é a forma como são preparados que altera o gosto e até mesmo a qualidade do produto final.

O café gelado começa como a receita tradicional, sendo feito com água quente. Depois disso, pode ser levado a geladeira ou esfriado com um banho maria reverso - no qual o recipiente fica em uma bacia com gelo até chegar na temperatura ideal - para garantir que fique bem refrescante. 

É uma receita bem simples, mas pode ser que não agrade todos os paladares, pois oxida muito rápido, o que destrói seu aroma e sabor característico.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Já o cold brew exige um pouco mais de trabalho, mas costuma ser o preferido dos apreciadores de café, podendo ser consumido em até duas semanas e servido com fatias de laranja, leite, gengibre, etc.

Após os grãos serem moídos, eles são infundidos com água fria, um processo bem demorado e que precisa de pelo menos 12 horas para ser concluído. Porém, também fornece uma qualidade superior, com a fermentação garantindo um sabor mais suave e menos ácido, além de uma concentração maior de cafeína.

(Fonte: Pinterest/Reprodução)(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Outro detalhe importante é a proporção. Por exemplo, para o preparo tradicional, é preciso 90g de café para cerca de 750ml de água. Porém, como a infusão do cold brew é mais forte, a quantidade necessária de pó para o mesmo volume de líquido é de apenas 50g.

Bom, agora que você já sabe a diferença entre café gelado e cold brew, que tal testar as duas receitas na sua casa e descobrir qual é o seu favorito? 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: