Por que os cachorros ficam malucos depois de tomar banho?

26/04/2021 às 10:002 min de leitura

Se o seu cachorro adora tomar um banho, considere-se um verdadeiro sortudo. De maneira generalizada, todo dono de animal de estimação sofre para tentar deixar seu pet limpinho e, por vezes, podem precisar realizar algumas manobras físicas para conseguir manter seu companheiro em contato com a água.

Tomar banho pode ser um ato tão triste para os cachorros, que alguns inclusive adotam uma espécie de marcha fúnebre em direção ao banheiro quando descobrem que a tão odiada hora está para chegar. Mas qual o motivo para isso acontecer? É sobre esse fenômeno que nós falaremos nesse texto.

Se livrando de um pesadelo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

É bastante comum vermos cachorros ficarem completamente malucos após o fim de uma boa ducha, quase como se tivessem se livrado de uma maldição interminável. É como se eles fossem do inferno ao céu em apenas dois segundos e estivessem prontos para bagunçar tudo que encontrarem pela frente.

Porém, toda essa confusão tem uma explicação. Em entrevista para o The Dodo, a veterinária Ladan Mohammad-Zadeh disse que o êxtase pós-banho acontece, em parte, por uma resposta à sensação física de estar com o pelo úmido. "Rolar, sacudir e quicar nos móveis depois de um banho revigorante pode ser um instinto canino para manter seu pelo de proteção seco e quente", explicou.

Na visão de Ladan, é bastante possível que os cachorros achem desagradável a sensação de estar com o corpo mais pesado pelo excesso de água. Então, o instinto faz com que eles procurem qualquer maneira para se livrarem desse incomodo momentâneo e adquiram certa propensão a detestar tomar duchas.

Em busca da sujeira

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Outro fator que explica a aversão dos cães pelo ato de tomar banho é a ansiedade. Quando eles são obrigados a permanecer debaixo d'água e receberem doses de shampoo no pelo, esses animais costumam ficar bastante ansiosos. Por isso, quando o "pesadelo" chega ao fim, eles costumam sair correndo feito malucos para liberar esse acumulo de energia.

Além disso, os cachorros são criaturas que se baseiam muito no olfato. Cães querem sempre cheirar como cães, o que não costuma acontecer quando as fragrâncias do shampoo tomam conta de seus pelos. No geral, os cães tendem a ficar selvagens depois do banho porque querem se sentir como um cachorro novamente - livres, secos e apenas um pouco sujos.




NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: