Quais animais têm o melhor olfato do mundo?

23/03/2021 às 08:002 min de leitura

O olfato é um dos sentidos mais difíceis de ser mensurado. Hoje em dia, a ciência é capaz de medir o lobo olfativo do cérebro e contar quantas células receptoras de cheiro lá existem, mas ainda não consegue qualificar um cheiro no laboratório — o que torna quase impossível saber qual animal é o maior farejador do mundo.

Entretanto, algumas espécies se destacam por ter um olfato bastante afiado e utilizarem essa ferramenta com frequência. Alguns exemplos bastante marcantes são estes:

1. Urso

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

De acordo com o número de receptores de odores, o urso tem o melhor olfato de todos os mamíferos terrestres. Um urso-negro, por exemplo, pode ser visto viajando quase 30 km em linha reta até encontrar uma fonte de alimento. Por outro lado, um urso-pardo pode farejar uma carcaça de alce quando ainda está debaixo d'água e um urso-polar consegue sentir o cheiro de uma foca através da espessura de 1 metro de gelo.

Além disso, é bem conhecido que os ursos machos podem utilizar seus narizes para seguir o cheiro de uma parceira sexualmente ativa por centenas de quilômetros. 

2. Tubarão

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Há um bom motivo para os tubarões serem considerados predadores bastante temidos. Os tubarões-brancos possuem o maior bulbo olfativo entre todos os tubarões, mas não são os únicos com um olfato fatal.

De maneira geral, os tubarões conseguem seguir rastros por longas distâncias na água. Some esse fator com suas capacidades de percepção de movimento e eletromagnetismo no fundo do mar e você terá o resultado de uma criatura pronta para ir atrás da próxima vítima. 

3. Elefantes

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Os elefantes são ótimos farejadores, especialmente quando o assunto envolve encontrar fontes de água potável. Tanto os elefantes africanos quanto os asiáticos possuem um senso olfativo seletivo para encontrar água, sobretudo água subterrânea.

Esses animais são capazes de identificar uma fonte de água a mais de 19 km de distância, além de terem uma ótima memória para se lembrarem de locais onde se hidrataram anteriormente. 

4. Cobra

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)


Ao contrário das outras espécies citadas na lista, as cobras não usam o nariz para identificar odores. Na verdade, elas "saboreiam o ar" com suas línguas, usando sua superfície para capturar partículas de cheiro e transportá-las para um órgão especial na boca chamado órgão de Jacobson.

Nessa parte do organismo, as criaturas conseguem identificar se o cheiro representa um alimento ou uma ameaça. Outros animais possuem órgãos semelhantes, como é o caso dos ursos e dos gatos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: