A história da criação e do desenvolvimento das bicicletas

28/04/2021 às 06:002 min de leitura

Conhecidas como um modo de locomoção sustentável e bastante saudável, as bicicletas só foram ser consideradas um importante meio de locomoção no início do século XIX. Desde então, seus designs foram sendo aprimorados com o passar das décadas e cada vez mais elas são construídas para oferecer uma melhor performance.

Movidas a energia humana, as bicicletas podem ser consideradas um marco na transformação da mobilidade urbana e uma opção bastante viável para o futuro das cidades. Porém, você sabe quem foi responsável por inventá-las ou em que ano a primeira edição foi lançada? Aprenda mais sobre esses maravilhosos veículos de duas rodas.

A invenção das bicicletas

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em 1817, o barão alemão Karl von Drais decidiu projetar uma engenhoca movida a duas rodas que acabaria ficando conhecida como a primeira bicicleta da história da humanidade. O modelo era feito de madeira e não possuía pedais, freios ou correntes. Para utilizá-la, o usuário precisaria iniciar a aceleração e contar com o movimento de inércia. 

Na época, a invenção foi batizada com inúmeros nomes. "Cavalo de pau", "máquina de corrida" e "velocípede" foram algumas opções que surgiram, mas que jamais conseguiram desbancar a alcunha utilizada nos dias de hoje. Apesar de a criação ter surgido no início do século XIX, foi apenas em meados de 1860 que as bicicletas passaram a se desenvolver para os modelos conhecidos atualmente.

Dois séculos depois do primeiro modelo, existem incontáveis tipos de bicicletas para todos os gostos no mercado. As bicicletas foram projetadas para se adequar a terrenos e climas específicos, bem como as velocidades almejadas. Hoje em dia, é possível até mesmo customizar um modelo para atender as suas expectativas.

Modernização das bicicletas

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Antes de atingir a modernidade e se desenvolver até as versões mais recentes, as bicicletas precisaram passar por um grande processo de atualização ao longo da história. Os inventores franceses Pierre Lallement, Pierre Michaux e Ernest Michaux, por exemplo, criaram a primeira bicicleta com pedais em 1863.

Nessa época, os modelos ainda eram criados com os pedais construídos nas rodas da frente, que eram consideravelmente maiores do que as rodas traseiras. Porém, esse design fazia com que as bicicletas fossem extremamente desconfortáveis e difíceis de andar.

Percebendo a falha no conceito, o inventor inglês John Kemp Starley criou a primeira "bicicleta segura" em 1885. Esse pode ser considerado o modelo precursor das bicicletas contemporâneas, já que introduziu o uso de correntes, freios e pneus de borracha.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: