Seja o primeiro a compartilhar

Fazendeiro muda fronteira entre Bélgica e a França acidentalmente

Imagine que, após cortar a grama ou reformar o seu quintal, você descobre que, acidentalmente, redesenhou a fronteira do seu país? Foi mais ou menos isso que aconteceu com um fazendeiro na Bélgica. Ao que tudo indica, o agricultor belga ficou incomodado com uma "pedra" fixada no meio de seu terreno e a moveu 2,26 metros para frente (7,4 pés).

O problema é que a pedra marcava a fronteira entre a Bélgica e a França. A "mudança geográfica" só foi percebida um tempo depois, quando um historiador entusiasta pela história local passou pela região e notou a diferença. A pedra é de 1819, quando a fronteira - de 620 km - foi demarcada pela primeira após o Tratado de Kortrijk.

fronteiraA pedra era usada para marcar a fronteira entre a Bélgica e a França (Reprodução/David Lavoux)

Os dois países europeus receberam a notícia com risadas. "Ele tornou a Bélgica maior e a França menor, acho que não é uma boa ideia", disse David Lavaux, prefeito da vila belga de Erquelinnes, ao canal de TV francês TF1. O prefeito acrescentou: "Fiquei feliz, minha cidade era maior, mas o governante de Bousignies-sur-Roc não concordou", disse em tom de brincadeira.

E agora?

As autoridades belgas devem pedir que o fazendeiro devolva a pedra ao local original. Caso ele se recuse, a situação pode parar no Ministério das Relações Exteriores do país, que teria que convocar uma comissão de fronteira com a França. A reunião franco-belga não acontece nestas circunstâncias desde 1930.

Além disso, o prefeito Lavaux afirma que o agricultor pode enfrentar acusações criminais se não colaborar. Ele ressalta, no entanto, que todos pretendem "resolver a questão amigavelmente".

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER