Qual é a melhor maneira de se comer uma bolacha recheada?

Poucas coisas se igualam ao prazer de se comer uma bolacha no café da manhã ou em qualquer outro período do dia. Ao longo dos anos, entretanto, cada pessoa aprendeu a desenvolver suas próprias técnicas para aprimorar o nível de satisfação na hora da ingestão. Há quem goste de raspar todo o recheio para comer depois, comer tudo de uma só vez ou empilhar várias bolachas de uma só vez.

Mas qual é o melhor método? Apesar de não existir nenhum consenso sobre o melhor caminho para devorar esse quitute, cientistas criaram algumas ideias sobre como maximizar a satisfação dos clientes e até mesmo algumas marcas já se manifestaram para fazer uma recomendação oficial!

Ativando o paladar

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Por e-mail, o diretor de marketing da Oreo nos Estados Unidos, Marion Delgutte Saenen, manifestou-se sobre o caso. "Talvez, a melhor maneira para se comer uma bolacha Oreo seja pelo clássico 'girar, lamber e mergulhar'", afirmou. De acordo com Saenen, esse método consiste em separar as duas partes do biscoito, lamber o recheio, e depois mergulhar o resto da comida em um copo de leite.

Mesmo assim, cientistas no campo de pesquisa sensorial decidiram se aventurar sobre o assunto para obter informações mais concretas sobre o tema. Em 2016, um estudo publicado na Chemical Senses destrinchou todas as características que fazem da bolacha recheada um sucesso no paladar das pessoas.

Segundo os pesquisadores, as bolachas recheadas possuem uma combinação capaz de agradar o paladar de diversas pessoas, além de uma junção de gordura e açúcar que ativa o sistema de recompensa do cérebro. Por fim, o aroma é outro fator essencial que compõe a experiência alimentar dos consumidores.

Métodos para comer a bolacha

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Recentemente, um documento produzido pelo Monell Chemical Senses Center, nos Estados Unidos, separou os consumidores em quatro categorias:

  • Trituradores: fazem muita força na hora da mastigação
  • Mastigadores: gostam tanto da sensação de mastigar que deixam a comida na boca até se tornar uma massa úmida
  • Esmagadores: usam a língua para amassar o alimento
  • Chupadores: tentam "chupar" todo o sabor da comida antes mesmo de mastigá-la e engoli-la 

Com métodos de análise baseados na psicologia, ficou definido que a melhor forma de se comer um biscoito é simplesmente aquela mais familiar para a pessoa. De maneira geral, a comida é um tópico que está diretamente ligado a nostalgia e conectada a sentimentos positivos. Portanto, quanto mais familiarizados estivermos com a forma de comer, mais felizes estaremos durante o processo.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.