
Estilo de vida
26/05/2021 às 09:00•2 min de leitura
Por mais que isso possa soar surpreendente para alguns beijoqueiros de plantão, o beijo na boca não é algo universal entre os seres humanos e até hoje não é utilizado por algumas culturas espalhadas pelo mundo. Esse é um fator indicativo de que talvez esse ato não faça parte do comportamento natural dos seres humanos e completamente intuitivo.
Então, se o beijo é algo que nos foi ensinado com o passar dos séculos, de onde tiramos essa informação? Ao longo das décadas, diversas teorias foram fundamentadas sobre o tema e pesquisadores encontraram algumas evidências que apontam para um ponto de origem.
(Fonte: Pixabay)
Uma das hipóteses sustentadas para a origem do ato de beijar viria da reprodução do "beijo de alimentação", o processo no qual as mães alimentam seus filhotes passando comida mastigada pela boca. Em algumas culturas indígenas, o beijo de alimentação é praticado até hoje enquanto o beijo social não encontrou espaço.
Porém, o beijo social está longe de ser um comportamento único dos seres humanos. Por exemplo, primatas como os bonobos frequentemente aparecem se beijando. Além deles, cachorros e gatos adoram lamber o focinho de seus parceiros, e até mesmo alguns caramujos engajam em uma interação com as antenas.
Na natureza selvagem, entretanto, esse tipo de interação pode ser visto menos como um beijo tradicional e sim como uma ferramenta sensorial de comunicação, que implica em um ato de fortalecimento da confiança e do laço entre seres vivos.
(Fonte: Wikimedia Commons)
No livro erótico Kama Sutra, que data para o século II, um capítulo inteiro descreve os diferenciados tipos de beijo. Alguns sociólogos sugerem que os gregos tenham aprendido sobre o beijo através dos indianos após Alexandre, o Grande, ter invadido a Índia em 326 a.C.
Por outro lado, isso também não significa que os indianos tenham inventado o beijo. Durante o século V a.C., o historiador Heródoto relata como os persas cumprimentavam homens de posição igual com um beijo na boca e aqueles de posição ligeiramente inferior com um beijo na bochecha.
Entretanto, foi apenas com os romanos que a prática foi ser difundida, que beijavam seus parceiros ou amantes, familiares, amigos e governantes. Na época, os beijos cumpriam objetivos políticos e jurídicos, como também sociais e sexuais. Com a queda do Império Romano, o beijo romântico chegou a desaparecer por alguns séculos, mas acabou retornando durante o século XI.
Famoso teórico de sistemas desenvolve nova teoria da mudança de fase planetária e prevê ponto de virada histórico para a humanidade.
Ninguém sabe ao certo o que explica esse aumento da infelicidade entre os jovens adultos.
Sob a beleza gelada, perigos ocultos como fendas e rios subterrâneos podem surpreender os aventureiros desavisados.
Estudo buscou entender em que aspectos homens e mulheres se sentem injustiçados em relação ao sexo oposto.
Condenações injustas já estragaram a vida de muitas vítimas e de seus familiares.
Chega de dar a volta no posto quando o tanque não está onde você imaginava. Vamos te ensinar um truque simples para evitar essa saia justa!
Estudo feito na Califórnia avaliou os efeitos do repasse de uma renda básica para 695 famílias.
Às vezes, a vida parece nos pregar peças, e um simples atraso pode ser o que separa a sorte do destino trágico.
Especulação imobiliária e captura do mercado por grandes investidores despertou um vício nas pessoas em procurar por casas online sem a intenção de compra.