7 direitos que os consumidores têm e não sabem

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) entrou em vigor em março de 1991 com o objetivo de oferecer aos clientes uma série de garantias contra práticas consideradas abusivas. Conheça agora 8 desses direitos:

1. Nome deve ser limpo em até 5 dias após o pagamento da dívida

Fonte: Freepik/DivulgaçãoFonte: Freepik/Divulgação

Segundo uma decisão da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), assim que o cliente pagar a sua dívida, o seu nome deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito em até 5 dias. O prazo começa a ser contado a partir da data do pagamento.

2. Obra atrasada? Construtora deve indenizar o consumidor

Fonte: Freepik/DivulgaçãoFonte: Freepik/Divulgação

Os clientes que compram um imóvel na planta ou em construção têm o direito de receber indenização da construtora se a obra atrasar. Algumas empresas, já sabendo que a entrega do empreendimento irá demorar, costumam oferecer um acordo para o consumidor antecipadamente. 

3. Não há valor mínimo para compra com cartão de débito/crédito

Fonte: Ahmad Ardity/PixabayFonte: Ahmad Ardity/Pixabay

Nenhum tipo de loja pode exigir que o cliente consuma um valor mínimo para poder pagar a conta com o cartão. Se o comerciante oferece este tipo de pagamento, ele deve aceitá-lo para qualquer preço em compras à vista. 

Além disso, cobrar a mais de quem usa o cartão de crédito fere o CDC, que classifica a prática como abusiva.

4. Os serviços podem ser suspensos sem custo

Fonte: Liza Summer/PexelsFonte: Liza Summer/Pexels

Uma vez por ano o consumidor pode suspender alguns serviços gratuitamente. No caso do telefone, TV a cabo e internet, a suspensão pode ser de até 120 dias. Já a luz e a água podem ser interrompidos por tempo indeterminado. Contudo, depois o cliente precisa pagar para religar o serviço.

5. Cobrança indevida deve ser devolvida em dobro

Fonte: Karolina Grabowska/PexelsFonte: Karolina Grabowska/Pexels

Se o consumidor pagar por uma cobrança indevida, ele pode exigir que o valor pago seja devolvido em dobro e com correção. 

6. Cliente não pode ser cobrado por comanda perdida

Fonte: Peter Stanic/PixabayFonte: Peter Stanic/Pixabay

O controle do consumo dentro de um restaurante é de total e inteira responsabilidade do estabelecimento e não do cliente. Sendo assim, se o consumidor perder a comanda, ele não pode ser cobrado por isso.

7. Carro danificado dentro do estacionamento é de responsabilidade do estabelecimento

Fonte: Pok Rie/PexelsFonte: Pok Rie/Pexels

De acordo com o CDC, se o veículo deixado no estacionamento voltar com algum amassado, arranhão ou qualquer outro tipo de estrago, a responsabilidade por esses danos é do estabelecimento.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.