Quais são os tipos de cemitério existentes no Brasil?

09/06/2021 às 08:002 min de leitura

Para quem opta pelo sepultamento após ter perdido um ente querido, uma série de fatores precisa ser levada em consideração para o planejamento do enterro. Isso inclui até mesmo definir em qual tipo de cemitério a pessoa falecida deve ser enterrada. Apesar de muitas pessoas não saberem, existem três tipos diferentes de cemitérios no Brasil.

Cada cemitério carrega consigo uma vasta história sobre um lugar, bem qual de suas crenças e tradições. As três opções diferentes são: horizontal, vertical e jardim. Com características distintas entre si, todos trabalham com a mesma finalidade de homenagear aqueles que já se foram. Entenda um pouco mais sobre cada um deles:

Cemitério horizontal

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Além de ser o modelo mais comum de cemitério no Brasil, o cemitério horizontal é o tipo mais antigo que existe. Nesse molde, os corpos são sepultados em covas subterrâneas e possuem uma área aberta onde os túmulos e jazigos — normalmente de mármore — são colocados.

Por serem lugares bastantes tradicionais, diversos cemitérios horizontais acabam se tornando ponto turístico por trazerem forte referência histórica. Principalmente nos cemitérios mais antigos, você provavelmente encontrará estátuas e homenagens para pessoas que foram importantes para a sua cidade.

Cemitério vertical

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

Os cemitérios verticais surgiram como uma forma revolucionária de resolver a falta de espaço para sepultamento em grandes cidades ou municípios com cemitérios superlotados. Ao contrário dos modelos mais tradicionais, o cemitério vertical funciona como um prédio, onde os caixões são colocados um em cima do outro. 

Isso permite com que o espaço seja otimizado e que as pessoas ainda tenham um local para homenagear seus entes queridos. Dessa forma, essa alternativa supre a necessidade de muitas cidades para que suas populações não deixem de sepultar familiares e amigos. 

Cemitério jardim ou parque

(Fonte: Cemitério Jardim da Paz/Divulgação)(Fonte: Cemitério Jardim da Paz/Divulgação)

Um pouco mais inusitado do que os outros modelos citados nessa lista, os cemitérios jardins ou parques costumam ser empreendimentos robustos que necessitam de uma ampla área verde para operar. O conceito desse tipo de cemitério é oferecer um ambiente tranquilo e sereno para seus visitantes, contendo trilhas, bosques e outros atrativos.

Assim como os cemitérios horizontais, as sepulturas dos cemitérios jardins também são subterrâneas. Porém, cada túmulo costuma ser identificado por uma placa branca no chão, a qual demarca o espaço daquela pessoa e não obstrui a vista natural do local. 


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: