Você conhece a regra dos 5 segundos para passeios com cães?

10/07/2021 às 05:002 min de leitura

Desde o final de junho, nós estamos no inverno aqui no Brasil, e a maioria das pessoas está reclamando mais do frio do que do calor. Ainda assim, a dica que o Mega Curioso dá para você hoje serve para o ano inteiro: um teste simples para você descobrir se o asfalto ou a calçada não estão muito quentes para você passear com seu cachorro.

Isso é importante porque, mesmo em dias mais frescos, o pavimento que cobre as ruas e as calçadas das cidades pode estar muito mais quente do que a temperatura que a gente sente no ar e, desse modo, queimar as patas dos cachorros, que são uma parte bem sensível do corpo deles. Quem já andou descalço na areia quente de uma praia, em um dia de sol forte, vai saber como é a sensação.

Quanto mais quente, pior

De acordo com informações divulgadas pelo portal Lifehacker, mesmo em um dia com temperaturas amenas, com 25 graus, o asfalto pode chegar a mais de 50 °C — e isso é o suficiente para seu amigo sofrer por causa de suas patinhas sendo queimadas, enquanto você está tranquilo com seus pés dentro dos sapatos.

Imagem: FreepikImagem: Freepik

Por isso, de modo geral, a dica dos veterinários é evitar passeios com cachorros sob sol forte em qualquer circunstância, preferindo horários antes das 10h e depois das 16h. 

Também é interessante andar pela sombra ou por caminhos de grama e terra — onde o chão costuma ser menos quente. Além disso, aplicar a regra dos cinco segundos, que mencionamos no título, é algo bem prático e eficiente.

Um teste simples e eficiente

Mas em que consiste essa regra, afinal? É simples: se você estiver pensando em sair para passear com seu cachorro e estiver na dúvida se está muito quente para as patas dele, coloque as costas da sua mão no asfalto ou na calçada. Se você aguentar 5 segundos dessa forma, é porque o seu amigo também aguenta. Se você sentir que o calor está queimando sua mão, é melhor deixar o passeio para outra hora. 

Imagem: Bot Hell Pet Hospital/ReproduçãoImagem: Bot Hell Pet Hospital/Reprodução

Como dito, mesmo em dias que não parecem tão quentes para nós, a incidência de sol pode fazer o chão ficar muito quente, e as patinhas de nossos amigos agradecem se nós aplicarmos a regra dos 5 segundos. E você, já conhecia esse método?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: