Campo com 15 mil girassóis vira atração turística em Joinville

19/07/2021 às 06:302 min de leitura

Joinville, em Santa Catarina, é uma cidade com vários títulos interessantes, como Cidade das Flores, por seus belos jardins bem cuidados. Um deles se tornou atração turística, nos últimos anos: o Parque dos Hemerocallis, com milhares de plantas floridas, em uma paisagem de encher os olhos. O parque fica aberto o ano todo, mas o inverno o torna ainda mais bonito. Isso porque um campo de dois mil metros quadrados, com mais de 15 mil girassóis floresce por apenas três semanas. 

A título de curiosidade, alguns dos outros epítetos pelos quais Joinville é conhecida são: Cidade dos Príncipes (porque seu território pertencia a uma filha de Dom Pedro I), Cidade das Bicicletas (um dos meio de transportes mais comuns na cidade, que é quase toda plana) e Cidade da Dança (por ser sede do maior Festival de Dança do mundo e ter a única escola do famoso balé Bolshoi fora da Rússia). Mas agora, o assunto principal são as flores!

Imagem: G1/ReproduçãoImagem: G1/Reprodução

Um espetáculo por tempo limitado

O girassol (Helianthus annuus) não faz parte do gênero Hemerocallis, que dá nome ao parque, mas é uma de suas atrações mais interessantes. As mudas foram plantadas em maio e levaram cerca de 60 dias para florir. 

Eles permanecem floridos por apenas três semanas durante o inverno, de modo que o espetáculo dos campos de girassóis pode ser visto apenas nessa época. Por isso, nos últimos anos, o se tornou concorrido, atraindo visitantes de outras cidades. No parque, os visitantes também podem comprar flores e mudas para levar para casa. 

Os girassóis — e todas as outras flores do Parque dos Hemerocallis — são plantados e mantidos por uma família que é dona de uma floricultura da região. O patriarca, Dario Bergemann, ganhou recentemente o título de cidadão benemérito de Joinville por sua contribuição para o turismo da cidade. 

Imagem: NSC Total/ReproduçãoImagem: NSC Total/Reprodução

Por conta da pandemia, o parque dos girassóis recebeu pontos com álcool em gel, além de placas indicando a necessidade de distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscaras e aferição de temperatura na entrada. A temporada 2021 começou na sexta-feira, 16 de julho, então ainda dá tempo de visitar. 

O Parque dos Hemerocallis fica na Agrícola da Ilha, na rua Tenente Antônio João, 4.257, no bairro Bom Retiro. Ele está aberto de terça a domingo, com ingressos a R$ 25 (inteira) ou R$ 12,50 (meia-entrada). Você pode encontrar mais informações nas redes sociais do parque.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: