Seja o primeiro a compartilhar

Campo com 15 mil girassóis vira atração turística em Joinville

Joinville, em Santa Catarina, é uma cidade com vários títulos interessantes, como Cidade das Flores, por seus belos jardins bem cuidados. Um deles se tornou atração turística, nos últimos anos: o Parque dos Hemerocallis, com milhares de plantas floridas, em uma paisagem de encher os olhos. O parque fica aberto o ano todo, mas o inverno o torna ainda mais bonito. Isso porque um campo de dois mil metros quadrados, com mais de 15 mil girassóis floresce por apenas três semanas. 

A título de curiosidade, alguns dos outros epítetos pelos quais Joinville é conhecida são: Cidade dos Príncipes (porque seu território pertencia a uma filha de Dom Pedro I), Cidade das Bicicletas (um dos meio de transportes mais comuns na cidade, que é quase toda plana) e Cidade da Dança (por ser sede do maior Festival de Dança do mundo e ter a única escola do famoso balé Bolshoi fora da Rússia). Mas agora, o assunto principal são as flores!

Imagem: G1/ReproduçãoImagem: G1/Reprodução

Um espetáculo por tempo limitado

O girassol (Helianthus annuus) não faz parte do gênero Hemerocallis, que dá nome ao parque, mas é uma de suas atrações mais interessantes. As mudas foram plantadas em maio e levaram cerca de 60 dias para florir. 

Eles permanecem floridos por apenas três semanas durante o inverno, de modo que o espetáculo dos campos de girassóis pode ser visto apenas nessa época. Por isso, nos últimos anos, o se tornou concorrido, atraindo visitantes de outras cidades. No parque, os visitantes também podem comprar flores e mudas para levar para casa. 

Os girassóis — e todas as outras flores do Parque dos Hemerocallis — são plantados e mantidos por uma família que é dona de uma floricultura da região. O patriarca, Dario Bergemann, ganhou recentemente o título de cidadão benemérito de Joinville por sua contribuição para o turismo da cidade. 

Imagem: NSC Total/ReproduçãoImagem: NSC Total/Reprodução

Por conta da pandemia, o parque dos girassóis recebeu pontos com álcool em gel, além de placas indicando a necessidade de distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscaras e aferição de temperatura na entrada. A temporada 2021 começou na sexta-feira, 16 de julho, então ainda dá tempo de visitar. 

O Parque dos Hemerocallis fica na Agrícola da Ilha, na rua Tenente Antônio João, 4.257, no bairro Bom Retiro. Ele está aberto de terça a domingo, com ingressos a R$ 25 (inteira) ou R$ 12,50 (meia-entrada). Você pode encontrar mais informações nas redes sociais do parque.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER