6 diferentes miados de gato e o que eles significam

27/03/2022 às 07:003 min de leitura

Ser dono de gato também quer dizer que você terá que ouvir muitos miados ao longo da sua vida. Embora alguns gatos sejam mais comunicativos do que outros, basicamente todos eles usam esse tipo de ruído para tentar expressar desejos e sentimentos para seus tutores.

Mas será que você é capaz de identificar tudo o que o seu felino está tentando dizer? Pensando nisso, nós criamos uma lista com seis tipos de miado bem comuns entre os nossos bichanos e o que eles costumam significar. Então, preste bastante atenção para conseguir traduzir as manifestações do seu pet!

1. Miado padrão

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Esse tipo de miado costuma ser o mais fácil de reconhecer, pois é o que você mais escutará ao longo do dia. Essa é a "voz" normal do seu gato e costuma ter duração média e tom médio. Ao ouvir esse tipo de "miau", você precisa entender que o seu felino está tentando atrair a sua atenção.

Qual é o objetivo por trás disso? Nesse caso, cabe a você analisar a situação e o contexto para interpretar o que ele está querendo. Isso pode significar vontade de comer ou apenas que você precisa abrir a porta para ele ficar transitando pelos cômodos da casa.

2. Miado curto

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Outro tipo de miado bem comum de se observar é aquele de intensidade baixa, sendo bem rápido e firme. Em geral, você vai escutar esse som quando estiver chegando em casa após algum tempo na rua. Isso quer dizer apenas que o seu gato está te dando "oi" depois de ter ficado sozinho por um tempo.

Afinal de contas, não são apenas os cachorros que sentem falta dos donos, os felinos também tem as próprias formas de mostrar afeto. Em geral, esse som pode vir acompanhado do seu gato roçando o corpo dele contra as suas pernas.

3. Miados estridentes

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se você escutar o seu felino "berrando" por aí, a resposta costuma ser meio óbvia: algo não tão legal assim aconteceu. Esse tipo de miado costuma ser mais estridente do que os demais e se assemelha bastante com um grito. Normalmente, isso significa que o seu gatinho se acidentou ou se assustou com algo.

Vale a pena checar para ver como ele está ou se você não acabou pisando na cauda dele sem querer, não é mesmo?

4. Assobio

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O chamado "assobio" dos gatos ou aquele som mais agressivo que sai de suas gargantas, costuma significar justamente o que parece: raiva. Esse é um recurso utilizado pelos felinos para demonstrar quando se sentem ameaçados ou estão com medo.

Nesse tipo de situação, principalmente se o gato não for seu, é melhor se afastar e deixar o animal se acalmar antes de tentar fazer qualquer tipo de contato. Caso contrário, você arrisca sair ferido.

5. Miados longos e prolongados

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Sabe aquele momento do dia em que parece que o seu gato decidiu compor uma nova sinfonia e passou a acordar a vizinhança inteira? Pois bem, esse é um sinal de que o seu gato está pedindo algo bastante específico. Pode ser que seja a hora do jantar ou que ele queira sair de casa.

Esse é um tipo de ruído bastante comum no início da manhã, pois é quando os gatos decidem alertar os seus donos que já estão prontos para a próxima refeição.

6. "Chilrear"

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Nós chamamos de "chilrear" ou tagarelar quando escutamos um gato realizar uma ação parecida com um miado gaguejante. Essa parece ser uma habilidade bastante única e meio incomum no dia a dia. As teorias sobre esse som são bastante diversas, mas muitas indicam que esse é o ruído feito quando eles estão perseguindo pássaros.

Dessa forma, isso seria uma estratégia para ludibriar uma eventual presa e fazê-la ser atraída para uma falsa sensação de segurança.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: