Mordecai Brown: o jogador que transformou o beisebol com sua lesão

03/07/2022 às 09:002 min de leitura

O que Mordecai Brown, nascido em 19 de outubro de 1886, em Nashville (EUA), fez com seu destino ao optar pela carreira no beisebol desafiou todas as possibilidades. Isso porque ninguém via chances de ele ingressar em um esporte em que a mobilidade das mãos é tão importante para construir uma carreira — até mesmo jogar em uma quadra de subúrbio em um momento de lazer.

Em 1893, aos 7 anos, Mordecai se deixou levar pela curiosidade que tinha, e colocou a mão direita em um triturador de milho ligado. No entanto, parecia que, de alguma forma, seu destino já havia sido traçado apesar de qualquer adversidade, só por ter nascido na família Brown, em meio a 7 irmãos que possuíam a mesma habilidade para o beisebol que ele.

O grande arremesso

Transcendental Graphics/Getty(Fonte: Transcendental Graphics/Getty Images Sport)

Naquele dia, o jovem Mordecai perdeu seu dedo indicador, deixando apenas um coto na mão que ele usaria para arremessar no futuro, e danificando os outros — mas não parou por aí. Um médico fez o melhor que pôde consertando sua mão para que ele, ao menos, tivesse uma vida mais saudável; porém, enquanto Mordecai ainda estava se curando, a lesão foi agravada por uma queda, que quebrou vários ossos dos dedos, deixando o dedo médio torto e o mindinho paralisado.

Na sua adolescência, ele foi trabalhar nas minas de carvão que ficavam no oeste de Indiana, enquanto passava seu tempo livre aprendendo a arremessar jogando pedras ao lado de um celeiro. Foi nessa época que Mordecai percebeu que a pegada incomum, fruto de sua lesão, lhe dava a capacidade de dar um giro na bola em sua mão antes de lançá-la.

(Fonte: Society of American Baseball/Reprodução)(Fonte: Society of American Baseball/Reprodução)

Durante um dos jogos amistosos de beisebol de várzea de sua cidade, um lugar onde os mineiros se juntavam para aliviar o estresse do trabalho, Mordecai estava jogando como terceira base em uma das equipes quando recebeu a indicação para substituir o arremessador regular.

O começo de sua carreira aconteceu naquele momento, ainda que o jogo não significasse nada, tampouco tivesse algum olheiro ao redor para recrutá-lo. Porém, assim que ele deu um giro extra na bola, algo nunca feito, ele fez todo mundo acreditar que ele daria certo naquele esporte.

Criando um nome

Fonte: Wikimedia Commons)Fonte: Wikimedia Commons)

Em 1903, Mordecai assinou com o time St. Louis Cardinals, enfrentando o New York Giants já em julho daquele ano, mas perdendo por 4 a 2. Mordecai arremessou todas as 9 entradas, permitindo 14 rebatidas, e marcando 6 strikeouts.

No ano seguinte, Mordecai já era chamado de “Três Dedos” pela imprensa quando assinou com o Chicago Cubs, onde fez história. Lá, ele melhorou suas estatísticas e técnicas, batendo recordes do clube que permanecem até hoje, como o maior shutouts, com 48 pontos, e a menor baixa média de corridas limpas (ERA), com apenas 1,80. O jogador foi responsável por levar o Cubs à World Series quatro vezes, com vitórias consecutivas em 1907 e 1908.

Mordecai chegou ao patamar de gerente da Liga Americana de Beisebol durante as primeiras duas décadas do século XX, antes de falecer, em 14 de fevereiro de 1948. No ano seguinte, foi consolidado no Hall da Fama do Beisebol como um dos maiores jogadores de todos os tempos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: