Seja o primeiro a compartilhar

Ralph Samuelson: o homem que inventou o esqui aquático

Após ter passado um inverno esquiando pelas colinas nevadas dos Estados Unidos com outras crianças dos Estados Unidos, o norte-americano Ralph Samuelson teve uma grande ideia: por que não tirar esse esporte da neve e colocá-lo na água? No verão de 1922, então, ele decidiu colocar seu plano em ação.

Samuelson tinha apenas 18 anos quando fez suas primeiras tentativas de esquiar nas águas do Lago Pepin, no estado de Minnesota. Foram muitas tentativas e erros para ele obter sucesso, criando repentinamente um dos esportes aquáticos mais amados no mundo todo. Conheça mais sobre essa história nos próximos parágrafos!

A criação de Samuelson

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

O ano de 2022 é importante por marcar a celebração de 100 anos da existência do esqui aquático, algo que é especialmente notável para os cidadãos de Lake City — cidade onde Ralph Samuelson nasceu. Por esse motivo, os habitantes da região decidiram dar uma festa para que ninguém esqueça a contribuição de um dos seus nativos para o mundo.

No dia 2 de julho, exatamente às 16h11 — o momento em que Samuelson conseguiu sair da água em esquis seguindo o barco do seu irmão há 100 anos — as autoridades de Lake City decidiram revelar uma estátua de bronze em tamanho real do inventor. O monumento ficará posicionado no Ohuta Park and Beach, às margens do Lago Pepin.

Os governantes de Lake City arrecaradam cerca de US$ 75 mil para a confecção da estátua, que foi feita pelo Brodin Studios, uma empresa que produz memoriais fundada em Kimball, também no estado de Minnesota. Em entrevista para a Star Tribune, o presidente do braço de turismo da prefeitura de Lake City, falou sobre o evento. "Queremos que as pessoas parem e tirem selfies com Ralphie", declarou.

A evolução do esqui aquático

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Embora seja considerado o inventor do esqui aquático, Ralph Samuelson nem sempre obteve o reconhecimento que devia. De acordo com historiadores, ele tentou esquiar na água pela primeira vez usando um aquaplano, uma prancha grande puxada pelo barco de seu irmão. No dia 28 de junho de 1922, ele já havia esquiado por vários metros usando esse método.

Entretanto, ele sabia que podia fazer melhor. Foram várias tentativas usando esquis de neve até perceber que precisava de uma ferramenta que cobrisse uma área maior na superfície da água. Usando sua engenhosidade, ele foi até o depósito da sua casa e criou novos esquis usando duas tábuas de pinho de 2,5 metros de comprimento e 21 centímetros de largura. 

Samuelson aqueceu as extremidades das tábuas para que elas se curvassem, adicionado tiras de couro para manter os pés no lugar. Depois de entender qual era a mecânica necessária para se manter de pé na água, Samuelson ainda foi responsável por criar várias das manobras mais impressionantes do esporte — o que atraia uma multidão para o lago somente para assisti-lo. 

Infelizmente, sua carreira como esquiador aquático durou pouco. Em 1927, o esquiador machucou suas costas em um acidente de construção e foi forçado a parar para sempre. Ele nunca patenteou seus esquis aquáticos e demorou para ser reconhecido como inventor da categoria esportiva. Vítima de um câncer em 1977, no entanto, Samuelson tem finalmente recebido a atenção devida pelo seu esforço. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.