Quem inventou o Dia dos Pais? (5 presentes para o seu)

10/08/2022 às 08:303 min de leitura

Post patrocinado

Todos os anos, no Brasil, o Dia dos Pais acontece no segundo domingo de agosto. Por aqui, a data em questão foi escolhida em 1953 pelo então diretor do jornal O Globo, Sylvio Bhering, com o objetivo de reconhecer e celebrar a figura paterna. 

Além disso, Bhering desejava conquistar mais anunciantes para o jornal com essa estratégia. Aos poucos, o “Dia dos Pais” passou a se difundir e, coincidentemente, a data escolhida se chocava com o Dia de São Joaquim, santo protetor da família e pai de Maria na fé católica — o que a fortaleceu entre os religiosos. Mas como essa data é comemorada em outros países?

(Fonte: Freepik)

Alguns pesquisadores já se propuseram a estudar a origem do Dia dos Pais, mas não há muitas evidências concretas com relação à primeira ocorrência. Atribui-se, por exemplo, a um jovem babilônio chamado Elmesu a primeira celebração da figura paterna quando, há mais de 4 mil anos, ele teria moldado um cartão em uma pedra desejando longa vida ao pai.

Junto das evidências da comemoração no Brasil, há também uma versão ocorrida nos Estados Unidos, datada de 1909, com Sonora Louise Smart Dodd. Ela, com o objetivo de homenagear o pai, que havia criado todos os filhos sozinho após a morte da esposa, iniciou uma petição para que a data de aniversário dele fosse oficializada como um dia especial. 

Dessa maneira, em 19 de agosto de 1910, na cidade de Spokane, estado de Washington, todos os residentes dedicaram aquele dia para homenagear os genitores. Não demorou muito para que a ideia se espalhasse para outras cidades e estados, sendo reconhecida em 1966 e oficializada no país inteiro a partir de 1972. 

Porém, o Dia dos Pais nos Estados Unidos é comemorado no terceiro domingo de junho. Em outros países, diferentes datas foram escolhidas para o Dia dos Pais: na Rússia é comemorada em 23 de fevereiro; na Itália, em Portugal, na Bélgica, na Espanha, na Angola, na Bolívia e em outros territórios marcados pela fé católica, as comemorações são feitas em 19 de março, por conta de outro santo, o São José, a figura paterna de Jesus.

(Fonte: Freepik)

5 presentes para celebrar com seu pai

Se você também quer aproveitar esse dia para homenagear seu pai, que tal conferir algumas sugestões de presentes? No site da Casas Bahia, você encontra promoções em diversos departamentos e que agradam qualquer tipo de pai.

  1. Aparelhos de televisão (TV)

Aproveite a Copa do Mundo como desculpa para garantir aquela smart TV 55 Polegadas que seu pai tanto quer. Em 4 de agosto, o site da Casas Bahia terá 24 horas de ofertas em diversas marcas e modelos de TV

  1. Eletroportáteis para churrasco

Um bom churrasco pede utensílios de qualidade, como uma bela churrasqueira elétrica, facas e tábuas para os domingos ficarem ainda melhores. Na Casas Bahia tem tudo para o seu churrasqueiro favorito. 

  1. Games

Seu pai faz o tipo geek e gosta de jogar videogames em uma TV 65 Polegadas ou prefere se exercitar jogando futebol? Há descontos em consoles, games e de produtos de áudio, além de artigos esportivos.

  1. Beleza e perfumaria

Para os pais vaidosos, que não dispensam itens de autocuidado, você poderá economizar em produtos como perfumes, máquinas de barbear e kits para cuidados com a barba.

  1. Smartphones e smartwatches

Se o telefone do seu pai trava na hora de compartilhar vídeos no WhatsApp, você encontra celular em promoção no site da Casas Bahia. Modelos como iPhone 11, iPhone 13 e celular Xiaomi, entre outros, com preços especiais para o seu paizão.

Ofertas imperdíveis na Casas Bahia

Além dos descontos, é possível aproveitar o Dia dos Pais com o Vip Days, um evento que vai acontecer entre 18  a  22  de agosto para quem faz parte do programa de fidelidade VIP Casas Bahia. Serão oferecidos frete grátis, descontos de até 40%, uma lista de produtos com preços a partir de R$ 9,90 e ofertas especiais.

E, também, não deixe de acompanhar as novidades da Casas Bahia, a Black Friday 2022 promete ser ainda melhor que a do ano passado. 

Aproveite!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: