5 alternativas de mobilidade sustentável

31/08/2022 às 04:002 min de leitura

Post patrocinado

Um dos principais desafios das grandes cidades, sem dúvidas, é o trânsito intenso. Para além dos congestionamentos causados pelo excesso de veículos, a poluição gerada por eles afeta diretamente a saúde e a qualidade de vida da população.

Segundoa Companhia Ambiental de São Paulo, só em 2020, foram emitidas 248 mil toneladas de monóxido de carbono na atmosfera e mais de 200 mil toneladas de outros poluentes tóxicos. Dá para imaginar?

Impulsionados pela tecnologia e principalmente pelas mudanças climáticas, a tendência é que cada vez mais cidades mundo afora invistam em infraestrutura para oferecer a população alternativas sustentáveis de transporte urbano.

É o que reforça o estudo Mobility Futures, realizado pela Kantar, que mostra que a mobilidade sustentável ganhará mais destaque em um futuro não tão distante. Em 2030, a tendência é que o uso de carros diminuía em 28%. Ao mesmo tempo, os deslocamentos com transporte público, bicicleta e caminhada crescerão 10%, 47% e 25% respectivamente.

No Brasil, os desafios de mobilidade urbana são grandes, mas a boa notícia é que já existem opções funcionais e menos poluentes. E a seguradora Zurich, especialista em seguros e comprometida em criar um futuro melhor para as próximas gerações, listou 5 opções de modais sustentáveis que você pode usar como alternativa ao carro. Confira a seguir!

Sabia que o metrô de São Paulo foi eleito 5 vezes como o Melhor Serviço Público da cidade de São Paulo?

Metrô

Em termos de mobilidade, o metrô é uma opção prática para se deslocar com rapidez pelas cidades e fugir do trânsito. Além de sustentável, o modal permite a integração com outros meios de transporte como ônibus, trens e acesso a bicicletários.

Metrô

Patinetes e motos elétricas

Os patinetes elétricos são perfeitos para quem busca se locomover por distâncias mais curtas. Enquanto as motos elétricas são uma ótima opção para quem busca sustentabilidade e economia de combustível. Para ambos, o uso de equipamentos de segurança é indispensável, hein?

Patinete

Carona solidária

A carona pode transformar a dinâmica do trânsito nas grandes cidades, já que reduz o número de carros nas ruas. Com a tecnologia de aplicativos que conecta quem procura e quem oferece carona, essa opção de locomoção fica muito mais segura.  quem escolhe essa opção tem muito mais segurança.

Carona

Caminhada

Caminhar também é um meio de mobilidade e é muito saudável. Se for possível, experimente ir ao trabalho caminhando. Outra dica é deixar o carro na garagem e optar pela caminhada sempre que for realizar tarefas perto de casa. Caminhar faz bem para a saúde e proporciona mais qualidade de vida.

Caminhada

Bikes

A bicicletas são as queridinhas quando o assunto é meio de transporte barato e sustentável. As “magrelas” já fazem parte da rotina de muita gente. Em grandes cidades, as ciclovias e ciclofaixas já são uma realidade e melhoram a mobilidade e trazem mais segurança para quem pedala no dia a dia.

Bicicleta

E por falar em segurança, a Zurich, preocupada em oferecer mais qualidade de vida e proteção para quem anda de bicicleta, oferece o serviço de Assistência Bike no seguro de vida Zurich Vida Para Você. São assistências que trazem mais comodidade e segurança para o pedal na cidade. Confira as vantagens:

  • Reparo emergencial de pneus, correntes e freios;
  • Transporte do usuário (caso a bike esteja quebrada e o problema não possa ser resolvido pela assistência);
  • Remoção médica entre hospitaiscaso um acidente demande cuidados mais específicos, de acordo com avaliação médica.

E aí, pronto para experimentar uma maneira alternativa e sustentável para se locomover pela cidade? E se sua escolha for a bike, já sabe, conte com a proteção do seguro de vida da Zurich.

Consulte um corretor de seguros e saiba mais!

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: