Estilo de vida
22/01/2023 às 06:00•2 min de leitura
Idealizado em 1948 pelos irmãos Maurice e Richard McDonald, moradores do interior da Califórnia, a rede de fast food McDonald’s começou com apenas um restaurante de beira de estrada na cidade de San Bernardino, e com um sistema de atendimento e produção revolucionário que fugia de todos os formatos de fast food até aquele momento.
Eles permaneceram no anonimato, influentes apenas entre a comunidade, que fazia filas imensas para sentar em família e degustar o saboroso hambúrguer, até conhecerem o empresário Ray Kroc – responsável por fazer do pequeno restaurante a maior cadeia de fast food do mundo, e também por roubar dos irmãos.
Atualmente, a rede possui cerca de 38 mil restaurantes espalhados em mais de 100 países pelo mundo, valendo US$ 196 bilhões. Conforme a Macrotrends, em 30 de setembro de 2022, o lucro bruto da empresa foi de US$ 13,059 bilhões, um aumento de 29% em relação a 2020.
Com tantas unidades e, sobretudo, popularidade, é inevitável que não haja uma "guerra" sobre onde está a melhor unidade. Recentemente, um chef declarou que o McDonald's do País de Gales é o melhor do mundo. Será?
(Fonte: South Wales Echo/Reprodução)
O País de Gales é conhecido por sua atmosfera bucólica, inspiradora, selvagem e bonita; considerada roteiro essencial para quem viaja para a Europa em férias e procura um local que inspira nada além de paz.
E como se não bastasse ser considerado um país melhor do que a Inglaterra para se morar, devido ao preço da propriedade e o custo de vida, recentemente se tornou o local onde tem o melhor McDonald’s do mundo, segundo um chefe estrelado (aqueles que possuem uma estrela do Guia Michelin, a premiação máxima da gastronomia).
Em entrevista ao Wales Online, o chef Gareth Ward nomeou o McDonald’s em Welshpool, na pequena cidade a 6 km da fronteira entre o País de Gales e a Inglaterra, como "a unidade mais saborosa da rede".
(Fonte: Fjona Wei-ling/The Telegraph/Reprodução)
Mas claro, a opinião do chef, considerado um dos melhores da Grã-Bretanha, é mais do que motivo de deboche. Segundo ele, porém, o McDonald’s daquela região está em um nível diferente. “Todo mundo com quem falo diz que este é, de longe, o melhor do mundo”, afirmou ele em entrevista.
O motivo de tamanha convicção começa pelo cardápio oferecido pelo McDonald’s de Welshpool. Muito itens não são encontrados em nenhum outro restaurante da franquia, como o chocolate Cadburry McFlurry, o vegetariano McPlant e um doce recheado de caramelo chamado Millionaire’s Donut.
(Fonte: Anna Lewis/WalesOnline/Reprodução)
O paladar apurado de Ward – que rejeita a maioria dos produtos industrializados – recomenda o lanche de frango McCrispy, que vem em um pão de fermento.
“Da última vez, comi um frango crocante em meio a uma maionese de trufas. Não tenho certeza se era maionese de trufas, mas o sabor era o mesmo”, revelou ele ao Wales Online. É possível que ele tenha provado a maionese de pimenta-do-reino, que não é encontrada nem no McDonald’s mais chique, como o da Coreia do Sul.
Engana-se quem acha que o compromisso do McDonald's de Welshpool para na comida. A unidade tem as melhores avaliações online desde que foi inaugurada, em maio de 2021, com classificação de quatro estrelas no Google.
"Os funcionários são educados, o serviço é rápido e a comida é fresca – exatamente o que você espera do McDonald's, mas raramente recebe da maioria de seus restaurantes", escreveu um usuário em uma avaliação. "Este é diferente".