Ciência
28/01/2023 às 10:00•3 min de leitura
Você sabia que o Brasil é o país que mais conta com seguidores da doutrina Espírita? Segundo os últimos dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são cerca de 3,8 milhões de adeptos dessa crença que, conforme suas origens, se baseia em três pilares: religião, ciência e filosofia.
O Espiritismo surgiu no século XIX como uma doutrina filosófica e religiosa. Fundada pelo francês Allan Kardec, em seus escritos ele se baseia na crença de que os espíritos existem e estão em constante evolução, e que a comunicação com os espíritos é possível através da mediunidade.
Kardec desenvolveu suas ideias a partir de estudos de fenômenos paranormais e espirituais, publicando vários livros sobre o assunto. Alguns desses livros são os que os espíritas chamam de Codificação Espírita.
Vamos aprender um pouco mais sobre eles logo a seguir:
Os livros da Codificação Espírita são os livros escritos por Allan Kardec que estabelecem a base doutrinária do Espiritismo. Eles incluem:
(Fonte: Edicel Editora/Reprodução)
Este é considerado o livro fundamental do Espiritismo, e nele Kardec apresenta as crenças básicas do Espiritismo, incluindo a existência dos espíritos, a natureza da vida após a morte, a natureza do universo e a moral espírita.
(Fonte: IDE Editora/Reprodução)
Este livro reúne os ensinamentos específicos dos Espíritos sobre todos os tipos de manifestações, os métodos para se comunicar com o mundo invisível, o desenvolvimento da capacidade mediúnica, bem como os desafios e dificuldades encontrados na prática do Espiritismo.
Ele é uma ferramenta fundamental para aqueles que desejam se envolver em atividades mediúnicas, ou simplesmente desejam compreender a natureza e os mecanismos da mediunidade.
(Fonte: FEB Editora/Reprodução)
Esta obra oferece os ensinamentos morais de Jesus Cristo aos cristãos de todas as crenças, transmitidos por Espíritos de Luz através de comunicações mediúnicas coletadas, organizadas e explicadas.
É uma espécie de guia para a vida, onde você encontrará reflexões profundas sobre os ensinamentos morais de Cristo e sua aplicação às diferentes situações da vida cotidiana.
(Fonte: FEAL/Reprodução)
A obra intitulada O Céu e o Inferno, ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo tem como objetivo principal esclarecer a visão espírita acerca da Justiça de Deus. Escrita por Allan Kardec, é uma das principais publicações da Codificação Espírita.
Ela foi lançada na França, em Paris, no dia 1 de agosto de 1865 e é considerada uma referência fundamental para a compreensão da doutrina.
(Fonte: FEB Editora/Reprodução)
A Gênese é um livro que oferece uma excelente oportunidade para se aprofundar em assuntos relevantes de interesse universal, abordados de forma lógica e reveladora, segundo os espíritas. Ao estudá-lo, é possível ver como a Espiritismo e a ciência se complementam mutuamente.
Enquanto a ciência, sozinha, não é capaz de explicar certos fenômenos sem recorrer às leis da matéria, o Espiritismo sem o apoio da Ciência não poderia ser comprovado, conforme os princípios da doutrina.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Allan Kardec é o pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, um francês que nasceu em Lyon, em 1804, e faleceu em Paris, em 1869. Ele é conhecido como o fundador e codificador do Espiritismo, uma doutrina filosófica e religiosa.
Como apontamos, Kardec desenvolveu suas ideias a partir de estudos de fenômenos paranormais e espirituais. Durante sua vida, ele também foi professor, educador e escritor, e suas ideias influenciam muitas pessoas ao redor do mundo.
Ao mesmo tempo que Kardec se apresentava como um estudioso e pesquisador dos fenômenos mediúnicos e espirituais, e seus escritos são baseados em suas observações e estudos dos fenômenos mediúnicos e suas comunicações com os espíritos, não há relatos de que ele próprio tivesse habilidades mediúnicas.
Para gerar a Codificação Espírita, Kardec foi ajudado por médiuns de diversas idades e localidades, visando se obter as respostas dos chamados Bons Espíritos, Espíritos Superiores, de Luz, ou mesmo um Espírito em par de igualdade em questões de evolução com o ser humano, mas que tinha algo importante a relatar.