Artes/cultura
15/02/2023 às 06:30•2 min de leitura
Se hoje vemos muitos cachorros das raças Buldogue Francês, Shih Tzu e Pug, vale lembrar que na década de 1990 a situação era bem diferente aqui no Brasil.
As raças de cachorros mais populares eram, geralmente, de grande porte e estrelavam em filmes, séries e desenhos com frequência. Se ficou curioso e está com vontade de relembrar algumas dessas antigas raças famosas, basta conferir nossa lista a seguir!
(Fonte: Getty Images)
Depois da estreia do filme e do desenho animado 101 Dálmatas, não havia raça mais desejada do que essa, uma febre que atingiu não só no Brasil, mas também no resto do mundo.
Infelizmente, a paixão pelos Dálmatas passou algum tempo depois que a maioria dos donos percebeu o quanto esses cães precisavam de atenção e de exercícios para gastar a energia. Ainda assim, a raça continua bem popular na América do Norte e diversos países europeus.
(Fonte: Getty Images)
Não dava para fazer essa lista sem mencionar o Fila, a primeira raça de cachorro reconhecida como originária do Brasil. Ele também ganhou muitos fãs em nosso país nos anos 1990, já que não tem uma manutenção difícil e apresenta um comportamento muito doce com os humanos.
Sua popularidade só caiu com o passar dos anos por seu grande porte nada compatível com famílias que moram em apartamentos.
(Fonte: Getty Images)
Com as orelhas caídas e uma cara de bobo, o Basset Hound conquistou os corações de milhares de brasileiros. Como esse tipo de cachorro também apareceu bastante na mídia, sua popularidade só cresceu no século passado, mas foi diminuindo em tempos mais recentes.
De temperamento gentil e bem sociável, essa raça ainda tem algum espaço com aqueles que amam cachorros de pequeno porte.
(Fonte: Getty Images)
Conhecido como uma raça de famílias mais ricas, o Pequinês fez sucesso por bastante tempo, com um reinado que durou da década de 1970 até meados de 1990.
O interessante é que o Pequinês sempre teve esse ar de luxo, já que era o tipo de cão preferido da realeza da China Imperial e foi adotado até mesmo por presidentes norte-americanos, como Theodore Roosevelt.
(Fonte: Getty Images)
Outra raça que ficou muito famosa por um filme foi o São Bernardo, que muitos ainda lembram pelo longa-metragem Beethoven. Criados em 1660 para ajudar em resgastes e no cuidado de pessoas na Suíça, esse cão tem um temperamento muito gentil e sociável.
Com o passar do tempo, sua popularidade caiu pelo alto preço dos filhotes, seu grande porte e o fato de sua saúde e alimentação precisarem de atenção extra dos donos.
(Fonte: Getty Images)
Uma raça que ficou extremamente popular na década de 1990 foi o Doberman, criado originalmente como cão de guarda na Alemanha por volta de 1890.
Aqui no Brasil, era bem comum ver esse cachorro em diversas casas, mas isso diminuiu quando as pessoas passaram a procurar por raças menos energéticas e de menor porte. Foi aí que o Pinscher Miniatura ganhou espaço, já que era vista como uma versão pequena do Doberman.
(Fonte: Getty Images)
Para encerrar a nossa lista de raças populares dos anos 1990, não tinha como falarmos de outro cão que não fosse o Poodle. Essa raça foi muito querida ao redor de todo o mundo por diversas décadas, aparecendo em inúmeros filmes, séries e desenhos animados.
Infelizmente, esse cachorro tão obediente e amável passou a ser menos procurado a partir de 2000 e já é bem mais difícil de vê-los nas casas brasileiras hoje em dia.