Artes/cultura
15/02/2023 às 09:30•2 min de leitura
No começo deste mês, um novo recorde chamou a atenção do planeta quando Bobi, um cachorro nascido e criado em Portugal, foi confirmado como sendo o cão mais velho do mundo. E tem mais: segundo o Guinness World Records, o cãozinho é o mais velho da história.
Qual será o segredo da longevidade de Bobi? Como ele foi criado? Você vai descobrir agora um pouco mais sobre o cão mais velho já registrado na história.
No dia 1º de fevereiro de 2023, o Guinness World Records revelou que Bobi passou a ocupar a posição de cão mais velho do mundo no auge de seus 30 anos e 266 dias. E o recorde não vale apenas para agora, já que os registros veterinários apontam a veracidade de sua idade confirmam que ele é também o cãozinho mais velho de toda a história.
Nascido em 11 de maio de 1992, Bobi por pouco não teve um final trágico. Como conta Leonel Costa, seu tutor, o cachorrinho da raça Rafeiro do Alentejo teve muita sorte logo após seu nascimento, quando conseguiu escapar da morte.
"Meu pai era caçador e tínhamos muitos cachorros," relembra Costa, que na época em que Bobi nasceu tinha apenas 8 anos. Na ocasião, a cadelinha Gira teve uma ninhada em um galpão na casa dos Costa. Por ter muitos animais em sua propriedade, seu pai decidiu que não teria condições de criar os cãezinhos, que seriam então enterrados vivos, prática comum na época.
Ele relembra ter percebido algo bastante estranho nos dias seguintes: diariamente, Gira voltava ao galpão onde seus filhotes haviam nascido. Curiosos, ele e seus irmãos retornaram ao local e descobriram que um dos filhotinhos havia escapado da morte, tendo passado despercebido por seu pai quando aparentemente ficou "camuflado" junto a pedaços de madeira encontrados no local.
Temendo que seu pai fosse matar o pobre filhote, as crianças decidiram manter tudo em segredo até que Bobi finalmente abrisse os olhos. "Nós sabíamos que quando o cachorro abrisse os olhos meus pais não o enterrariam mais," disse Leonel. Cerca de duas semanas depois, seus pais descobriram o cãozinho escondido no galpão, mas já era tarde demais: Bobi já havia aberto os olhos e passou então a ser parte da família Costa.
Com quase 31 anos de idade, Bobi é o cão mais velho da história. (Fonte: Guinness World Records/Reprodução)
Leonel diz não saber ao certo como Bobi vem vivendo há tanto tempo, mas acredita que fatores como o "ambiente tranquilo, calmo e longe das cidades" podem ter tido papel crucial na longevidade do cão. Segundo ele, Bobi também nunca foi acorrentado ou preso a coleiras, podendo andar livremente pelo terreno da família.
Além disso, a dieta do cachorro é diferenciada. "Ele come o que a gente come," afirma Costa, explicando que mergulha a comida em água para remover os temperos antes de alimentar o cãozinho idoso.
Agora, com quase 31 anos, Bobi demonstra sinais da idade bastante avançada para sua raça, que tem expectativa de vida de 12 a 14 anos. Ele agora tem dificuldades para andar, então passa a maior parte do tempo descansando no quintal da residência. Segundo Costa, a visão de Bobi também vem piorando, com o cão constantemente colidindo com obstáculos ao se locomover pela casa.