Por que torneios de tênis são chamados de 'Abertos'?

09/09/2023 às 10:002 min de leitura

O tênis é um dos esportes mais populares do mundo, captando a atenção do público principalmente na época das competições que compõem o Grand Slam. Alguns torneios têm um nome curioso: são chamados de “abertos” (como o Aberto da Austrália e o Aberto dos Estados Unidos).

A explicação para esse nome é bem simples: os torneios são abertos para todos os jogadores, sejam eles amadores ou profissionais. Mas dizer isso requer uma explicação mais pormenorizada da história do tênis, sobre quando os torneios não eram abertos para todos.

Origem do tênis e primeiros campeonatos

A origem do esporte é bem difusa. Existem relatos de modos primitivos da modalidade na França desde o século XVI; outras teorias apontam influência de esportes do Egito e da Índia que remontam até o século XII.

De qualquer forma, as regras da modalidade que deram origem ao esporte atual são do final do século XIX. O primeiro livro de regras do tênis surgiu na Inglaterra em 1873. Nesta época, mais precisamente em 1877, ocorreu o primeiro torneio de Wimbledon, que se tornou um dos mais importantes do mundo. 

Neste período, havia uma separação entre os torneios oficiais, os exclusivos para amadores e outras competições que pagavam prêmios maiores. Esta prática também se estendia a vários outros esportes e até às Olimpíadas, que impedia a participação de atletas com patrocínio ou que competissem pelos prêmios em dinheiro.

Regras do tênis atual remontam ao final do século XIX. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Regras do tênis atual remontam ao final do século XIX. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Conflitos entre campeonatos e surgimento dos "Open"

Ao longo do século XX, as coisas começaram a mudar. Organizadores de eventos cooptavam os melhores jogadores amadores para participar de torneios e demonstrações que pagavam maiores prêmios em dinheiro. Estes também atraiam um bom público que queria ver os melhores em ação. Outro problema era que surgiam denúncias e boatos de que algumas federações pagavam salários para que os jogadores amadores pudessem se dedicar integralmente ao esporte.

Este cenário alcançou o ápice em 1968, quando a televisão estava se popularizando e a demanda por eventos esportivos crescia. Promotores de torneios aliciavam os principais jogadores e os tiravam dos grandes torneios, frustrando o público. Assim, sofrendo pressão de todos os lados, a Federação Internacional de Tênis (ITF) decidiu abrir alguns torneios para todos os jogadores. É daí que surge o termo “open” (aberto).

US Open, um dos principais torneios de tênis do mundo. (Fonte: GettyImages/Reprodução)US Open, um dos principais torneios de tênis do mundo. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Por alguns anos, ainda houve muita confusão entre atletas e federações. As regras faziam com que houvesse uma grande diferenciação na premiação do mesmo torneio se ele fosse vencido por um jogador cadastrado como amador ou como profissional.

A abertura dos torneios também criou muita confusão com as datas de realização de eventos e a ITF dava sinais de perder a força no controle internacional do jogo. Com isso, em 1972 surge a Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), órgão que teve a adesão da maioria dos jogadores profissionais e se tornou o regulador dos principais torneios de tênis do mundo.

Com a ATP cresceram os prêmios em dinheiro e possibilidades de patrocínios, aumentando o nível técnico do esporte e acabando com a participação de amadores nos grandes torneios.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: