Saúde/bem-estar
29/09/2023 às 13:00•2 min de leitura
Viajar está entre as maiores paixões do brasileiro, seja para conhecer outros países ou aproveitar as belezas e opções que nosso país pode oferecer. Na tentativa de compreender um pouco mais sobre os gostos dos viajantes locais, a Preply, plataforma de estudos de idiomas online, fez um levantamento para descobrir os destinos favoritos dos turistas.
No estudo feito em agosto com mil pessoas e considerando as viagens planejadas para os próximos meses, o estado da Bahia surgiu como o favorito de 27% dos entrevistados, enquanto Santa Catarina e Rio de Janeiro ficaram com a segunda e a terceira colocações com 25% e 23% das intenções, respectivamente.
Veja o top 10 das intenções de viagens nacionais na relação abaixo:
Ainda sobre viagens, 61% dos brasileiros desejam realizar uma viagem de turismo nos próximos 12 meses com o intuito de explorar novas culturas, destinos exóticos e viver experiências únicas. O levantamento também observou que 19% pretendem realizar viagens de negócios/trabalho, seguido de 18% que devem realizar intercâmbios para o estudo de idiomas em outros países.
Nordeste é a região mais desejada pelos brasileiros quando se fala em viajar por nosso país.
Quando se trata de destinos internacionais, os resultados da pesquisa da Preply revelam um gosto diversificado entre os brasileiros, com a Europa liderando a preferência após receber menções de 23% dos entrevistados.
Os Estados Unidos e o Canadá também são destinos bem procurados, com 20% manifestando o seu desejo de visitar esses países. Já a América Latina atraiu a atenção de 16% dos entrevistados, enquanto a Ásia e a África figuram com 5% e 3% de interesse, respectivamente.
O estudo também identificou quais são os maiores desafios enfrentados por quem deseja seguir para um destino internacional, com 21% dos entrevistados dizendo que a hora da refeição é um dos maiores obstáculos. Para estes, o maior problema está no fato de tentarem pedir algo e acabarem recebendo outra coisa por conta de uma pronúncia incorreta ou pela escolha de uma palavra equivocada.
Por conta disso, outros 21% relataram que acabam recorrendo a mímicas para se comunicar com os habitantes locais, mas que ainda assim encontram barreiras pelo fato de que alguns gestos no Brasil podem ter significados totalmente diferentes em outras nações. Além disso, 16% relatam ter se tornado motivo de risadas ao tentar acompanhar e compreender um guia turístico.