Bahia: 5 curiosidades de um dos estados mais históricos do Brasil

25/03/2021 às 04:002 min de leitura

Terra do axé e do dendê, de Ivete Sangalo e de Jorge Amado, a Bahia é um dos estados do Brasil com vasta história e curiosidades que poucas pessoas conhecem. Engana-se quem pensa que a região só chama atenção por suas belíssimas praias e pelos animados blocos de carnaval, há muito mais para se descobrir!

Pensando nisso, nós separamos uma lista com cinco informações que vão te deixar com vontade de visitar as terras baianas assim que possível.

1. Marco histórico

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Foi na Bahia que os portugueses atracaram pela primeira vez no Brasil. No dia 22 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral e seus navegantes desembarcaram em Porto Seguro, onde permaneceriam até o dia 2 de maio. O relato da chegada, inclusive, foi descrita pelo escrivão Pero Vaz de Caminha em uma carta para a Coroa portuguesa.

2. Primeira capital do Brasil

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Hoje conhecida por ser a quarta cidade mais populosa do Brasil, Salvador é de longe o ponto mais histórico da Bahia. Fundada em 1549 pelos colonizadores portugueses, a capital baiana é uma das 10 cidades mais antigas do país. Além disso, o local marcado por se tornar a primeira capital nacional até o ano de 1763, quando o título foi transferido ao Rio de Janeiro.

3. Castelos de pedra

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Para os amantes de história, uma informação interessante é que um dos poucos castelos que ainda restam de pé na América está localizado na Bahia. O Castelo de Garcia d'Ávila serviu de casa para o primeiro casal cristão na colônia portuguesa e foi a segunda residência fortificada do Brasil.

Atualmente, suas ruínas podem ser visitadas pela praia do Forte, um importante ponto turístico do município de Mata de São João.

4. Diversidade

(Fonte: Governo da Bahia)(Fonte: Governo da Bahia)

O povo baiano pode se orgulhar por ser uma população bastante diversa, refletindo a mistura de raças no Brasil. Além de ser o estado com a maior porcentagem de habitantes negros e onde mais crianças negras nascem, a Bahia também é terra para a maior comunidade de grupos ciganos no país inteiro.

5. Pioneirismo no ensino superior

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Fundada em 1808, a Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (FMB-UFBA) é a escola de medicina mais antiga do Brasil e, portanto, um marco para o ensino superior no país. Para se ter ideia de sua importância, o museu da universidade chegou a abrigar as cabeças do cangaceiro Lampião e de sua esposa Maria Bonita, que foram utilizadas em pesquisas.


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: