Pomada Minancora realmente funciona para acabar com as espinhas?

28/10/2023 às 11:002 min de leitura

Quer uma cena mais brasileira do que sua avó ou mãe sugerir passar Minancora em suas espinhas na adolescência? Pois é, a pomada virou um "truque" para tratar qualquer problema na pele no Brasil, e a fama não é à toa. O produto foi criado pelo farmacêutico e imigrante português Eduardo Augusto Gonçalves em 1915. Desde então, se manteve com a mesma fórmula, ganhando espaço no lar dos brasileiros.

A Pomada Minancora é composta por cloreto de benzalcônio, cânfora e óxido de zinco — substâncias que auxiliam no combate a uma série de problemas de pele. Segundo o site do fabricante, o produto tem propriedades para tratar urticária, picadas de insetos, frieiras e pequenos ferimentos, além de prevenir o mau cheiro nas axilas e no pé.

Apesar de todos os benefícios, o uso mais popular da Minancora é no combate a acne, ou seja, para “secar” espinhas. Mas será que o produto é realmente eficaz neste sentido?

Minancora serve para combater a acne?

(Fonte: Minancora/Divulgação)(Fonte: Minancora/Divulgação)

A resposta é sim, mesmo sendo um medicamento antigo, a Minancora usa substâncias que combatem as causas da acne.

As espinhas são pequenas inflamações, normalmente causadas por bactérias que se multiplicam no excesso de sebo, produzido pelas glândulas sebáceas, quando estas ficam obstruídas. A pomada Minancora tem propriedades antibactericidas, provenientes do óxido de zinco, que também confere ação anti séptica e anti-inflamatória. Ou seja, a pomada ajuda a diminuir a multiplicação das bactérias que causam a inflamação, fazendo com que a espinha “seque”.

A fórmula da Minancora também tem a cânfora, uma planta medicinal famosa pelos seus efeitos antissépticos, calmantes e analgésicos. Em conjunto com o cloreto de benzalcônio, a cânfora confere uma ação adstringente à pomada, auxiliando na diminuição da secreção e da inflamação da pele. Juntos, eles também têm um efeito cicatrizante que ajudam a pele a se recuperar depois da erupção cutânea.

Com base na ação dos seus componentes, pode-se afirmar que a pomada Minancora é eficaz para combater a multiplicação de micro-organismos na pele, remover impurezas e combater e cicatrizar as inflamações.

Cuidados e contra indicações

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Vale ressaltar, porém, que a pomada é um tratamento paliativo e pessoas com acne severa devem procurar ajuda médica para achar o melhor tratamento. A pomada também não impede que novas espinhas apareçam, sendo indicada para tratar ou secar acnes que já existem. Além disso, alguns especialistas citam que um dos componentes da pomada, o óleo mineral, podem obstruir poros da pele e deixar a pele oleosa, o que poderia gerar mais acne.

Ao aplicá-lo nas eventuais feridas é importante retirar o excesso e fazer as aplicações com intervalo de 12 horas. Se for usar o produto durante o dia é importante aplicar filtro solar na área exposta. Apesar de casos de efeitos colaterais serem raros, a pomada não deve ser usada por pessoas com hipersensibilidade a algum elemento da sua fórmula, nem por crianças menores de 2 anos.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: