6 maravilhas da arquitetura e engenharia que você precisa conhecer

28/01/2024 às 09:003 min de leitura

O mundo é repleto de belezas naturais que merecem ser conhecidas. Mas, o ser humano também é capaz de construir estruturas estonteantes, que fazem muitas pessoas atravessarem o planeta só para vê-las.

São construções que enchem nossas cabeças de perguntas... Como esse prédio foi construído dessa forma? Como ele para em pé? Quem pensou em construir algo assim?

A seguir, nós listamos seis estruturas desse tipo: maravilhas da arquitetura e engenharia que você precisa ver com seus próprios olhos para acreditar. Elas não são conhecidas como outros pontos turísticos — como a Torre Eiffel ou a Estátua da Liberdade — mas com certeza também valem uma visita!

1. Castelo de Kemi, Finlândia

(Fonte: Trip Advisor/Reprodução)(Fonte: Trip Advisor/Reprodução)

Todo inverno, desde 1996, um enorme castelo de gelo de quase quatro metros de altura é construído na cidade de Kemi, na Lapônia. Todos os pisos, paredes e teto são construídos com a água congelada do Mar de Bótnia, próximo à cidade. 

Dentro do castelo, os visitantes encontram um hotel, galeria de arte e uma capela — onde turistas do mundo inteiro podem até celebrar casamentos. Essa estrutura leva cinco semanas para ficar pronta. Na primavera, o gelo derrete e o castelo precisa ser construído do zero novamente.

2. Waseda El Dorado, Japão

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O edifício El Dorado se destaca na paisagem do distrito de Waseda, em Tóquio. Suas linhas estranhas e decoração exagerada mais parecem obra do arquiteto catalão Antoni Gaudi — famoso pela catedral da Sagrada Família, em Barcelona. Não é à toa que o arquiteto Von Jour Caux foi chamado de "Gaudi japonês" pela mídia ocidental. 

Porém, analisando os detalhes, é possível perceber um estilo único, com muitas decorações coloridas nas paredes brancas do exterior. No interior, há uma variedade enorme de murais abstratos, estilo gótico e vitrais coloridos. 

3. Hotel Montaña Mágica, Chile

(Fonte: Booking/Reprodução)(Fonte: Booking/Reprodução)

Até parece que esse hotel foi construído no meio das pedras, com suas paredes repletas de folhas e uma cascata que cai continuamente pelas laterais. Mas ele foi totalmente construído com engenharia e esforços humanos, com madeira e pedras da região. 

Por dentro, o hotel Montanha Mágica tem nove quartos e restaurante — todos decorados com madeira e uma atmosfera intimista, com vista para a natureza. A vista, aliás, é um dos principais atrativos do hotel, localizado na Reserva Huilo-Huilo, no sul do Chile. 

4. O Grande Abacaxi, África do Sul

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

The Big Pineapple é um prédio no formato de um abacaxi gigante — simples assim. Com 17 metros de altura, ele é dois metros mais alto que outra construção com o mesmo nome, que fica na Austrália. Então, ele é o maior prédio em forma de abacaxi do mundo. Legal, né?

No interior, a construção tem quatro pavimentos, que incluem uma loja com produtos feitos de abacaxi e um museu que relembra o cultivo da fruta na África do Sul. Do topo, você consegue observar as fazendas de abacaxi da região de Bathurst, na costa do Oceano Índico.  

5. La Balade des Gnomes, Bélgica

(Fonte: Trip Advisor/Reprodução)(Fonte: Trip Advisor/Reprodução)

Falando em construções com formatos estranhos, o que você acha de dormir em um quarto em forma de cavalo? Isso é possível no hotel La Balade des Gnomes, localizado na região de Heyd-Durbuy, interior da Bélgica. 

Mas esse não é o único quarto "diferentão" do hotel: também há quartos inspirados na Lua, em tavernas medievais, nas lendas de trolls... — entre outras ideias super originais. 

6. Casas da Rua Baldwin, Nova Zelândia

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Dependendo de como você olha, as casas da rua Baldwin parecem estar totalmente tortas, prestes a desabar. Porém, isso é necessário para construir uma casa na rua mais íngreme do mundo, segundo o Guinness Book. São 69 graus de inclinação — não falta muito para o 90º de um paredão vertical. 

Ela fica na cidade de Dunedin, localizada a 800 km de Wellington, capital da Nova Zelândia — e atrai turistas do mundo todo, interessados em tirar fotos divertidas na rua super íngreme.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: