'Transglobe Expedition': a primeira viagem do norte ao sul do planeta

14/02/2024 às 06:303 min de leitura

Viajar até o Polo Norte ou até o Polo Sul já é uma experiência da qual poucas pessoas no mundo podem se orgulhar. Agora imagine conhecer os dois, em uma única grande jornada, de um polo ao outro?

Entre 1979 e 1982, um grupo de exploradores britânicos fez exatamente isso. Eles foram os primeiros a navegar por todo o planeta de norte a sul — e não de leste a oeste, como muitos navegadores já faziam desde o século XV. 

Quando o grupo iniciou a viagem, o então príncipe Charles disse que ela era "positivamente louca". A chamada Transglobe Expedition ficou famosa e seus participantes receberam vários patrocínios, incluindo o da realeza, para viabilizar a expedição. Mas essa não foi uma jornada simples. A seguir, nós contamos como ela aconteceu.

Anos de preparação

A ideia da expedição foi de Virginia (Ginnie) Fiennes, esposa de Ranulph (Ran) Fiennes, um conhecido explorador e aristocrata britânico. Sabendo que todos os outros navegadores na história tinham circulado o planeta de leste a oeste, ela propôs fazer isso na outra orientação, de norte a sul, passando pelos dois polos. 

Ginnie deu essa ideia ao marido em 1972 e, depois que ele topou, os dois começaram a se preparar para tamanho desafio. Eles passaram a maior parte dos anos 1970 encontrando as pessoas certas para participar do projeto e arrecadando fundos para financiá-lo. Além disso, foram feitos treinamentos em regiões montanhosas do Reino Unido e no Ártico.

Uma jornada por terra e mar

(Fonte: Transglobe Expedition/Reprodução)(Fonte: Transglobe Expedition/Reprodução)

A expedição partiu de Greenwich, na Inglaterra, em 2 de setembro de 1979, a bordo do navio Benjamin Bowring, apelidado de Benji Bee. Como a ideia era seguir pelo meridiano de Greenwich de norte a sul, parte da jornada foi feita no navio e outra parte em terra. 

Por isso, os três exploradores principais — Ran Fiennes, Charles Burton, e Oliver Shepard — logo desembarcaram em Paris e seguiram por terra até Barcelona. De lá, o Benji Bee os levou até a Argélia e eles atravessaram o deserto do Saara, chegando ao Golfo da Guiné. 

Novamente, o barco buscou os exploradores e os transportou até a Cidade do Cabo (África do Sul), onde eles se prepararam para ir à Antártica. O Benji Bee voltou ao mar nos últimos dias de 1979 e chegou no continente gelado em 4 de janeiro de 1980.

Atravessando a Antártica e viajando para o norte

Ginnie Fiennes voou do Reino Unido à Antártica junto com Giles Kershaw para auxiliar na parte antártica da expedição. O grupo acampou por meses na costa, esperando os meses mais frios passarem. No segundo semestre de 1980, os três exploradores seguiram a viagem ao Polo Sul, enquanto Ginnie ficou cuidando das comunicações na base e Kershaw foi levando suprimentos em um avião. 

Ran Fiennes, Burton e Shepard chegaram ao Polo Sul em 15 de dezembro de 1980 e passaram a virada do ano por lá. Em 11 de janeiro de 1981, eles terminaram a travessia da Antártica numa base científica da Nova Zelândia. 

Da Antártica, o navio Benji Bee levou os exploradores rumo ao norte, passando por Auckland (Nova Zelândia) e Sydney (Austrália). O grupo navegou por todo o Oceano Pacífico, chegando ao delta do Rio Yukon, no Alaska. 

A chegada ao Polo Norte e o fim da expedição histórica 

(Fonte: Geographical Magazine/Reprodução)(Fonte: Geographical Magazine/Reprodução)

Pelo Rio Yukon, o grupo navegou em um barco pequeno até chegar à Passagem Noroeste, um conhecido corredor entre os oceanos Pacífico e Atlântico, pelo Ártico. Dali, eles foram até Alert, uma base militar canadense que é o lugar habitado mais ao norte do mundo.

Eles chegaram em Alert em setembro de 1981 e lá passaram todo o inverno, seguindo viagem a pé, no início de 1982. Não foi uma viagem fácil: Ran Fiennes relatou que o grupo precisou desviar várias vezes, pois o gelo não estava firme o suficiente, e os exploradores se feriram várias vezes no frio extremo. Mesmo assim, eles chegaram ao Polo Norte em 10 de abril de 1982. 

Na penúltima parte da viagem, eles retornaram ao Benji Bee e avançaram lentamente para o Sul, ficando presos no gelo em várias ocasiões. Mas, no início agosto de 1982, os exploradores em campo conseguiram se reunir com o resto do time para, finalmente, voltar para casa.

Em 29 de agosto de 1982, o navio Benji Bee aportou em Greenwich, Inglaterra, de onde tinha partido há quase três anos. 

O primeiro cachorro a conhecer os dois polos

(Fonte: Scott Polar Research Institute/Reprodução)(Fonte: Scott Polar Research Institute/Reprodução)

Além de ser a primeira expedição que atravessou o planeta de norte a sul, conhecendo os dois polos, Ran Fiennes e sua equipe alcançaram vários outros feitos que, por si só, deixaram outras pessoas famosas no passado.

O grupo não apenas chegou ao Polo Sul, como também atravessou a Antártica. Além disso, ele viajou pela temida Passagem Noroeste — e fez tudo isso na companhia de Bothie, um cachorro da raça Jack Russell, que foi o primeiro a conhecer os dois polos. Ginnie Fiennes também foi a primeira mulher a ganhar uma Medalha Polar da coroa britânica por sua dedicação ao projeto.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: