6 lugares na Terra onde o Sol não se põe no verão

14/11/2022 às 10:003 min de leitura

Todos os anos, a região que fica dentro do Círculo Polar Ártico tem ao menos um dia sem que o sol se ponha. Esse fenômeno, conhecido como "sol da meia-noite", pode durar mais de dois meses em alguns lugares e atrai turistas de todo o mundo. 

Se você acha que seu dia poderia ser um pouco mais longo, confira seis lugares na Terra onde o sol não se põe no verão.

1. Svalbard, Noruega

Cidade abandonada do arquipélago de Svalbard. (Fonte: Wikimedia Commons)Cidade abandonada do arquipélago de Svalbard. (Fonte: Wikimedia Commons)

De maio até o final de julho, os noruegueses não veem o sol se pôr. Isso garantiu ao país o apelido de Terra do sol da Meia-Noite. O caso mais extremo acontece em um arquipélago onde o sol fica acima da linha do horizonte durante 76 dias. Svalbard fica a 500 km da costa norueguesa e entre os dias 10 de abril e 23 de agosto, o sol não se põe por lá — o arquipélago é também a região habitada mais ao norte da Europa. 

2. Nunavut, Canadá

Iqaluit, capital e maior cidade do território de Nunavut. (Fonte: Wikimedia Commons)Iqaluit, capital e maior cidade do território de Nunavut. (Fonte: Wikimedia Commons)

Nunavut é o estado localizado na região norte do Canadá e além de uma grande porção continental, é formado pela maior parte do Arquipélago Ártico, próximo à Groelândia. Por ano, essa região tem cerca de dois meses de luz solar contínua. Além disso, durante os invernos o o local passa por 30 dias consecutivos de escuridão total. 

3. Akureyri, Islândia

Akureyri, a quarta maior cidade da Islândia. (Fonte: Wikimedia Commons)Akureyri, a quarta maior cidade da Islândia. (Fonte: Wikimedia Commons)

A Islândia é a segunda maior ilha da Europa, ficando atrás apenas da Grã-Bretanha. Além de ser o país com o sexto maior IDH do mundo, a Islândia tem um longo dia que dura todo mês de junho. Um dos melhores lugares para ver o sol da Meia-Noite por lá é em Akureyri. Ela é a quarta maior cidade da Islândia e a maior das que estão localizadas ao norte do país, oferecendo uma boa estrutura aos turistas.

4. Barrow, Alasca

Placa de boas-vindas informando que Barrow é a cidade mais ao norte dos EUA. (Fonte: Wikimedia Commons)Placa de boas-vindas informando que Barrow é a cidade mais ao norte dos EUA. (Fonte: Wikimedia Commons)

Barrow é a cidade mais setentrional dos Estados Unidos, localizada na costa norte do Alasca. Do final de maio ao final de julho, o sol não se põe por lá, o que não significa que a região se torne mais agradável. Durante o verão, a temperatura raramente chega aos 10 °C, uma vez que, além de estar muito ao norte, a cidade também recebem os fortes ventos que vem do Oceano Ártico, fazendo dela umas das cidades mais nubladas do mundo. Já no inverno, além dos 60 dias nos quais o sol não nasce, a temperatura média é de -27 °C.

5. Lapônia, Finlândia

Vila do Papai Noel. (Fonte: Wikimedia Commons)Vila do Papai Noel. (Fonte: Wikimedia Commons)

A maior parte da Finlândia consegue ver o sol direto por pelo menos um dia no verão. Mas é o norte do país que mais recebe turistas com essa finalidade. A região da Lapônia, localizada na Finlândia — sua área total abrange também a Noruega, a Suécia e a Rússia —, é conhecida como a terra do Papai Noel e é ainda um ótimo lugar para quem quer ver as auroras boreais nos invernos. Mas durante o verão, aproveitando o longo dia que dura pouco mais de dois meses, é possível aproveitar o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite e o Jutajaiset, um festival folclórico do país.

6. Suécia

Prefeitura de Söderhamn. (Fonte: Wikimedia Commons)Prefeitura de Söderhamn. (Fonte: Wikimedia Commons)

A maior parte da Suécia costuma ter pelo menos um mês inteiro sem o sol se pôr. Somente a região sul, a partir da capital Estocolmo, não passa pelo fenômeno anualmente, o que significa que o país é uma excelente opção para quem quer ver um dia realmente longo. Existem diversas cidades com uma boa estrutura para turistas, como Söderhamn, Falun e Gävle, nas quais é possível dar uma volta às duas da manhã e ver o sol brilhando. E mesmo para quem for até a capital, poderá aproveitar as mais de 18 horas de sol durante o mês de junho para conhecer a cidade.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: