Seja o primeiro a compartilhar

5 melhores destinos para assistir à aurora boreal

Qual é a sua viagem dos sonhos? Enquanto muitos desejam ir para a Europa ou os Estados Unidos, há quem prefira se encantar com fenômenos climáticos como as auroras polares. Ver o céu se transformar com luzes verdes e azuis brilhantes como neon e que dançam como o fogo é o que move muitos turistas para os polos Norte e Sul do planeta.

Aurora austral vista da estação espacial

Esse show de luzes da natureza na verdade é um fenômeno ótico, que acontece nas regiões polares e é resultado do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra. No Hemisfério Sul, as auroras são chamadas de austrais, nome dado por James Cook, explorador inglês. Já no Hemisfério Norte, elas ganham o nome de aurora boreal, em referência à deusa romana do amanhecer – Aurora – e ao deus grego Bóreas, representando os ventos.

Apesar de não ser um evento raro, pois acontece até em outros planetas, não é possível saber com certeza quando vai acontecer. Então quem está planejando uma viagem para assistir a esse show da natureza deve estar ciente de que, assim como outros fenômenos ambientais, não é possível marcar horário e guardar lugar. É preciso tentar a sorte e, se der certo, se sentir bastante privilegiado (além de, claro, mandar uma foto para nós!). 

Confira 5 lugares que podem fazer isso acontecer:

1. Abisko, Suécia

Se você precisa de mais um motivo para visitar a Suécia, temos um ótimo! Devido à posição específica, entre montanhas e clima característico, a pequena vila de Abisko, situada na Lapônia, é uma das melhores para observar o show de luzes. E isso já foi até comprovado cientificamente.

A Aurora Sky Station oferece um teleférico para que o visitante tenha a melhor vista possível das auroras boreais. O lago Torne, de 70 quilômetros de extensão, ajuda a compor o cenário de tirar o fôlego e também um fenômeno chamado “buraco azul de Abisko”, quando um pedaço do céu se mantém limpo independentemente do clima. 

2. Lapônia, Finlândia

Que tal assistir à aurora boreal finlandesa de um iglu? Pois esse é o melhor lugar da região. A dica aqui é planejar uma viagem para o Kakslauttanen Arctic Resort na Lapônia Finlandesa, no norte do país. Através da cúpula de vidro do hotel, é possível observar as luzes verdes e roxas dançando no céu. Outra opção é ir mais ao norte, até a cidade de Nellim, e aproveitar as auroras sobre o lago Inari: o terceiro maior da Finlândia.

3. Tromso, Noruega

Com diversas atrações naturais, como os fiordes e o famoso sol à meia-noite, a Noruega é o destino certo para quem quer o céu repleto de luzes brilhantes e dançantes. A melhor época para ver a aurora boreal é entre os meses de setembro e março e em Tromso, a maior cidade do norte do país, existem as maiores chances de ver as luzes do norte.

Localizada entre fiordes, ilhas e montanhas, Tromso é um ponto de partida ideal para uma viagem para ver a aurora. A cidade de Ersfjordbotn, as Ilhas Loften e as aldeias de Alta, Nordkapp e Kirkenes também são locais próximos para quem deseja outras vistas. 

4. Alasca, EUA

Ir para o Alasca é uma viagem com diversão e cenários garantidos. Indicado para quem é iniciante no assunto por oferecer boa infraestrutura para turistas, o Alasca certamente não vai decepcionar. Quem vai para ver as auroras borealis durante a noite também pode aproveitar diversos passeios durante o dia, já que a região do Parque Nacional Denali é rica em fauna e flora.

A cidade de Fairbanks é um dos pontos preferidos, por estar próxima ao polo magnético e ter grande incidência das luzes. Para garantir, a Universidade do Alasca também criou seu próprio sistema de previsão do tempo, a fim de indicar quando as auroras estarão mais visíveis. 

5. Islândia

É provável que a Islândia seja o local com a maior temporada para avistar auroras boreais. Com visibilidade 8 meses do ano, de setembro a abril, o país recebe muitos viajantes para ver as luzes do norte, e por boas razões. Uma das maneiras de caçar a aurora boreal perfeita é pela Ring Road, que segue a costa do país e leva aos melhores pontos para avistar as luzes dançando no céu. 

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER