5 melhores destinos para assistir à aurora boreal

13/09/2018 às 13:023 min de leitura

Qual é a sua viagem dos sonhos? Enquanto muitos desejam ir para a Europa ou os Estados Unidos, há quem prefira se encantar com fenômenos climáticos como as auroras polares. Ver o céu se transformar com luzes verdes e azuis brilhantes como neon e que dançam como o fogo é o que move muitos turistas para os polos Norte e Sul do planeta.

Aurora austral vista da estação espacial

Esse show de luzes da natureza na verdade é um fenômeno ótico, que acontece nas regiões polares e é resultado do impacto de partículas de vento solar com a alta atmosfera da Terra. No Hemisfério Sul, as auroras são chamadas de austrais, nome dado por James Cook, explorador inglês. Já no Hemisfério Norte, elas ganham o nome de aurora boreal, em referência à deusa romana do amanhecer – Aurora – e ao deus grego Bóreas, representando os ventos.

Apesar de não ser um evento raro, pois acontece até em outros planetas, não é possível saber com certeza quando vai acontecer. Então quem está planejando uma viagem para assistir a esse show da natureza deve estar ciente de que, assim como outros fenômenos ambientais, não é possível marcar horário e guardar lugar. É preciso tentar a sorte e, se der certo, se sentir bastante privilegiado (além de, claro, mandar uma foto para nós!). 

Confira 5 lugares que podem fazer isso acontecer:

1. Abisko, Suécia

Se você precisa de mais um motivo para visitar a Suécia, temos um ótimo! Devido à posição específica, entre montanhas e clima característico, a pequena vila de Abisko, situada na Lapônia, é uma das melhores para observar o show de luzes. E isso já foi até comprovado cientificamente.

A Aurora Sky Station oferece um teleférico para que o visitante tenha a melhor vista possível das auroras boreais. O lago Torne, de 70 quilômetros de extensão, ajuda a compor o cenário de tirar o fôlego e também um fenômeno chamado “buraco azul de Abisko”, quando um pedaço do céu se mantém limpo independentemente do clima. 

2. Lapônia, Finlândia

Que tal assistir à aurora boreal finlandesa de um iglu? Pois esse é o melhor lugar da região. A dica aqui é planejar uma viagem para o Kakslauttanen Arctic Resort na Lapônia Finlandesa, no norte do país. Através da cúpula de vidro do hotel, é possível observar as luzes verdes e roxas dançando no céu. Outra opção é ir mais ao norte, até a cidade de Nellim, e aproveitar as auroras sobre o lago Inari: o terceiro maior da Finlândia.

3. Tromso, Noruega

Com diversas atrações naturais, como os fiordes e o famoso sol à meia-noite, a Noruega é o destino certo para quem quer o céu repleto de luzes brilhantes e dançantes. A melhor época para ver a aurora boreal é entre os meses de setembro e março e em Tromso, a maior cidade do norte do país, existem as maiores chances de ver as luzes do norte.

Localizada entre fiordes, ilhas e montanhas, Tromso é um ponto de partida ideal para uma viagem para ver a aurora. A cidade de Ersfjordbotn, as Ilhas Loften e as aldeias de Alta, Nordkapp e Kirkenes também são locais próximos para quem deseja outras vistas. 

4. Alasca, EUA

Ir para o Alasca é uma viagem com diversão e cenários garantidos. Indicado para quem é iniciante no assunto por oferecer boa infraestrutura para turistas, o Alasca certamente não vai decepcionar. Quem vai para ver as auroras borealis durante a noite também pode aproveitar diversos passeios durante o dia, já que a região do Parque Nacional Denali é rica em fauna e flora.

A cidade de Fairbanks é um dos pontos preferidos, por estar próxima ao polo magnético e ter grande incidência das luzes. Para garantir, a Universidade do Alasca também criou seu próprio sistema de previsão do tempo, a fim de indicar quando as auroras estarão mais visíveis. 

5. Islândia

É provável que a Islândia seja o local com a maior temporada para avistar auroras boreais. Com visibilidade 8 meses do ano, de setembro a abril, o país recebe muitos viajantes para ver as luzes do norte, e por boas razões. Uma das maneiras de caçar a aurora boreal perfeita é pela Ring Road, que segue a costa do país e leva aos melhores pontos para avistar as luzes dançando no céu. 

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: