Você sabia que o minoxidil é tóxico para cães e gatos?

20/02/2024 às 04:302 min de leitura

Em busca de um tratamento contra a queda de cabelo, muitas pessoas do mundo todo encontraram no minoxidil uma solução. O problema é que o produto representa um perigo para animais de estimação, assim como apontam alguns dos relatos encontrados na internet.

Estudos constataram que o minoxidil pode levar cães e gatos a desenvolverem doença moderada ou grave, que pode levar à morte. A intoxicação dos animais não ocorre apenas pela ingestão do composto, mas também através da pele, e é justamente um dos principais motivos para tanto alerta.

Riscos que o minoxidil oferece a cães e gatos

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Um estudo publicado no Journal of the American Animal Hospital Association apontou uma taxa de mortalidade de 12,9% dos gatos analisados que desenvolveram sintomas após a exposição ao minoxidil. Dentro dos 211 casos acompanhados entre 2001 e 2019, a maioria deles evoluiu para um quadro moderado ou grave, sendo 56% em cães e 59,7% em gatos.

Os animais podem desenvolver graves complicações se o pet lambe áreas em que o minoxidil foi aplicado, e o mesmo ocorre se o produto for inalado, ainda que em poucas quantidades e de forma acidental. Ou seja, poucos respingos já oferecem riscos à saúde de cachorros e gatos.

Ainda segundo o estudo, enquanto em gatos era mais comum a intoxicação a partir do contato com pessoas que utilizaram o produto ou com gotas que caíram em alguma superfície, cães se intoxicaram principalmente quando em contato com a embalagem descartada no lixo.

No caso de acessórios e superfícies que eventualmente podem acumular respingos, como fronhas, bonés e elásticos de cabelo, os cuidados devem ser redobrados para evitar a exposição indevida. E como o quadro pode se agravar em pouco tempo, é necessário buscar auxílio de um veterinário com urgência se houver a suspeita de envenenamento.

Intoxicação por minoxidil pode evoluir em poucas horas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Podem ser vários os sintomas percebidos, como letargia, dificuldade para respirar, vômito, pressão baixa e aceleração da frequência cardíaca. Eles podem aparecer rapidamente, em apenas algumas horas após o contato com o produto.

Mas apesar do risco de desenvolver um quadro mais grave, é possível fazer com que os animais se recuperem, o que tem relação direta com o tempo que se leva para buscar tratamento. Por isso, para quem utiliza o minoxidil e tem pet em casa, é importante adotar algumas precauções adicionais.

Além de manter o produto fora do alcance dos pets, é igualmente recomendado ter atenção na hora de descartar a embalagem, evitando, assim, contato acidental com o composto no lixo.

Como reduzir os riscos

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em relação aos cuidados que podem ser adotados no dia a dia após o contato com o produto, é fundamental lavar as mãos, evitando que o minoxidil eventualmente se espalhe para outras áreas que o gato ou cachorro tenha acesso.

Da mesma forma, não se deve deixar que o pet tenha o hábito de lamber áreas do corpo ou mesmo do rosto para minimizar o risco. Para evitar que o minoxidil aplicado seja transferido para uma fronha ou outra superfície, uma dica é aplicá-lo algumas horas antes de repousar.

Outra alternativa é utilizar o produto quando estiver fora de casa, como no trabalho ou mesmo na academia. Mas para quem quer se sentir mais tranquilo, ainda é possível buscar por outro composto alternativo que ofereça o resultado procurado. Para tanto, é necessário ter auxílio de um dermatologista. E em relação aos cuidados com o animal, nenhuma medida adotada dispensa a necessidade de ter uma conversa com seu veterinário de confiança.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: