Seja o primeiro a compartilhar

Qual é a melhor maneira de lavar o travesseiro?

Poucas coisas são tão desconfortáveis quanto se deitar sobre uma cama suja. Afinal, independente do quão limpo você estiver, sempre parecerá que você está dormindo sobre uma camada irritante de sujeira. Por esse motivo, você provavelmente tem o hábito de lavar lençóis e fronhas com certa frequência em casa, não é mesmo?

Mas e quando o assunto é o travesseiro? Como proceder? Na maioria das vezes, as pessoas esquecem o que está por baixo da cobertura e deixam a limpeza do colchão e do travesseiro de lado. No entanto, ambos precisam de uma limpeza profunda pelo menos duas vezes por ano e nós te ensinaremos qual é a melhor maneira de fazê-la. Olha só!

Leia também: 6 produtos de limpeza que você não deve misturar de jeito nenhum

Etapa 1: arejar

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

A limpeza do travesseiro, apesar de acontecer somente algumas vezes no ano, é um processo diário.  É sempre importante afofá-los diariamente para que continuem da mesma forma e, sobretudo, para que qualquer camada de poeira que tenha sido absorvida seja removida parcialmente.

Depois, preferencialmente uma vez por mês, é sempre bom estendê-los no varal por algumas horas. É importante que esse processo ocorra em um dia de sol e arejado. Dessa forma, será menos comum os travesseiros ficarem mofados e com aquela coloração amarelada.

Etapa 2: lavar suavemente

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Caso o seu travesseiro não seja extremamente frágil e aguente ser lavado, você deveria considerar colocá-lo de molho pelo menos duas vezes no ano. Se você for do tipo de pessoa que sua muito, come na cama ou possui animais de estimação andando pelo quarto, talvez uma vez por trimestre seja ainda mais recomendado. 

O processo de lavagem não costuma ser complicado, sendo a única etapa mais chata ter que esperar secar. Se a sua máquina de lavar for grande o suficiente, você pode lavar até mesmo dois travesseiros de uma vez só. Opte por ciclos de lavagem suaves, para que o material do produto não seja danificado.

Para pessoas que possuem travesseiros de espuma viscoelástica ou látex, a agitação da lavadora pode ser um problema. Sendo assim, esses travesseiros provavelmente precisarão ser lavados à mão. Aspire a poeira do travesseiro e, em seguida, limpe com um pano úmido e uma pequena quantidade de detergente neutro. 

Etapa 3: deixe secar

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Como dito anteriormente, esperar o travesseiro secar pode ser a etapa mais demorada de todas, mas continua sendo essencial. Se tudo não estiver bem sequinho no final do processo, você corre um sério risco dele desenvolver mofo. Em máquinas de lavar com essa função, você pode colocar os travesseiros em calor moderado no modo secadora por algumas horas.

Para travesseiros de pena ou mais sensíveis, não há problema em colocá-los para secar no ar. Provavelmente demorará um pouco, mas a paciência valerá no final. Qualquer que seja a técnica de secagem que você use, você ainda precisa verificar a umidade dentro do travesseiro. Se não sobrar nada, é hora de arrumar a cama. E lembre-se: sempre use fronhas e troque-as regularmente para que seus travesseiros durem ainda mais!

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.