Saúde/bem-estar
12/11/2024 às 21:00•2 min de leituraAtualizado em 12/11/2024 às 21:00
A vigilância hoje está espalhada em todos os lugares. E não param de surgir novos casos de pessoas que descobriram, meio sem querer, que estavam sendo vigiadas pelos bisbilhoteiros.
Isso pode eventualmente acontecer enquanto se está curtindo umas férias hospedado em um hotel ou em um Airbnb. Por mais apavorante que isso possa parecer, saiba que há como se precaver.
A sensação de estar sendo invadido em nossa privacidade é algo terrível, e pode causar traumas a muita gente, que passa então a se sentir sempre vigiada. O pior é que esses casos têm se tornado mais frequentes. Recentemente, um casal de turistas encontrou uma câmera escondida dentro do flat em que estava hospedado perto de Recife. O aparelho estava instalado em uma tomada embaixo da TV.
Mas não precisa ser James Bond para conseguir detectar os perigos. Especialistas dão dicas de passos que ajudam a nos proteger deste tipo de invasão.
Antes mesmo de desfazer suas malas, faça um "escaneamento" no seu quarto de hotel ou Airbnb. Dentre as ações a fazer, estão observar bem o ambiente verificando principalmente esses pontos: detectores de fumaça, saídas de ar condicionado, lâmpadas, porta-retratos e atrás de espelhos. Em alguns casos documentados, câmeras foram escondidas até em bichinhos de pelúcia.
Atenção especial a quartos e banheiros: uma vez que normalmente os bisbilhoteiros querem espiar a intimidade, eles podem preferir esses cômodos.
Boa parte das câmeras usa luzes que começam a piscar quando o dispositivo está ligado. Por isso, uma dica interessante é verificar se há essas luzinhas em objetos que normalmente não as emitem, como carregadores, detectores de fumaça e relógios.
Tomadas elétricas são bons lugares para esconder essas câmeras. Por isso, vale analisar com cuidado cada uma delas para ver se encontra algo suspeito.
Também é sugerido observar a fiação que conecta os aparelhos às tomadas. Preste atenção se há algum fio ou adaptador estranho que está conectado a ela.
Há aplicativos que conseguem identificar câmeras conectadas ao Wi-Fi. Nessas ocasiões de hospedagem, eles podem ser um bom recurso a explorar.
E caso seu smartphone tenha esse recurso, você pode utilizar a tecnologia de visão noturna ou detecção de movimentos para detectar luz infravermelha que não é visível a olho nu. Isso pode ajudá-lo a identificar alguma câmera.
Caso encontre qualquer dispositivo suspeito e que você não sabe bem o que é (como um carregador de celular ou um adaptador de tomada que não está usando), desconecte-o imediatamente para verificar se isso afeta o funcionamento de outros dispositivos na sala. Caso não afete, isso pode ser um indício de que o dispositivo seja uma câmera escondida.
Claro que ninguém que ter essa desagradável surpresa bem em um momento gostoso de lazer e descanso. Mas é preciso ficar atento a isso, justamente para que suas férias não terminem mal. Se você confirmar que há realmente uma câmera no seu quarto, ligue imediatamente para a polícia. Você tem direito à sua privacidade, mesmo que esteja alugando um apartamento.